Um espetáculo musical com o Avô Cantigas, uma peça de teatro infantil, espetáculos com marionetas e muita animação de rua com malabaristas, personagens em andas, bolas de sabão gigantes, mimos coloridos, palhaços e mascotes: já te cansaste só de ler? É que estas são as principais atrações da 1ª edição do “Saltarico”, o festival de artes para crianças que a câmara de Penacova vai promover, no dia 4 de setembro, domingo, entre as 15h e as 19h, no Mirante Emídio da Silva, no centro histórico de Penacova.
A nova iniciativa é na verdade para todos, diz a Câmara de Penacova: “É um evento para as crianças, mas que garantidamente irá juntar, neste local fantástico com vista privilegiada sobre o rio Mondego, três gerações: filhos/netos, pais e avós”, segundo o presidente da autarquia, Álvaro Coimbra.
O “Saltarico” abre as portas dia 4 às 15 horas com animação de rua. Uma hora mais tarde decorrerá um espetáculo de marionetas, com repetição às 17h30. Às 16h45, sobe ao palco a companhia de teatro Camaleão para apresentar a peça “Brites, Josepha, Beatriz, Sophia”, um espectáculo que pretende dar a conhecer a vida e as singularidades de quatro mulheres tão diversas como são a Brites de Almeida – Padeira de Aljubarrota, Josefa de Óbidos, Beatriz Ângelo e Sophia de Mello Breyner Anderson, através de jogos e atividades lúdicas.
O festival encerrará às 18 horas, com o Avô Cantigas, um personagem do imaginário infantil que conta já com uma longa carreira com mais de 30 discos editados e mais de 200 milhões de visualizações no YouTube. E depois, a animação de rua continua, no mesmo local, até às 22h, com o “Street Food Tour”. É que o evento, com entradas gratuitas, vai decorrer em simultâneo com o “Street Food Tour”, um festival gastronómico que irá decorrer a 2, 3 e 4 de setembro, também no Mirante Emídio da Silva, com uma dezena de “food trucks” com comidas do mundo.