Serralves com uma visita noturna e atividades sobre a Alimentação

Serralves com uma visita noturna e atividades sobre a Alimentação

O Parque de Serralves, no Porto, tem normalmente muitas atividades e um programa variado para todas as idades mas, em ano de celebração do centésimo aniversário, a oferta ainda tem sido maior e mais variada.

É verdade: o bonito espaço de 18 hectares abriu em 1923 e celebra já um século de vida. E, na particularmente atarefada programação dos próximos meses, incluem-se várias iniciativas educativas, ou dedicadas aos mais novos, e aos programas em família.

É o caso no próximo fim de semana: para sexta-feira, 20 de outubro, está agendada uma Visita Noturna para Observação de Anfíbios, com a importante ajuda da bióloga Marisa Naia. Começa pelas 21 horas, com acesso através dos bilhetes habituais mas a necessidade de inscrição prévia, por aqui Microsoft Forms.

Durante a atividade, vais poder saber tudo sobre os mitos e superstições em torno dos anfíbios, bem como sobre o seu papel fundamental no ecossistema e as características que os tornam espécies singulares. Basta uma noite de temperatura amena e com elevada humidade para estes pequenos animais saírem dos seus esconderijos para procurar alimento e se revelarem…

Falamos de sapos, rãs, tritões e salamandras, de perceber onde habitam, o que comem, as suas características e como identificá-las, assim como alertar para as principais ameaças à sua conservação.

Dia da Alimentação

Mas há mais: no sábado, dia 21, o Parque assinala o Dia Mundial da Alimentação. Nesse dia, a Fundação de Serralves, em parceria com a Universidade Católica do Porto, convida as famílias a participar num evento que inclui várias oficinas temáticas na Quinta do Parque.

Vais poder, por exemplo, participar na oficina “O Sol Cozinheiro”, que te leva a conhecer o astro-rei, principal fonte de energia da Terra. A oficina convida ao conhecimento e exploração dos diversos engenhos, os fornos, que utilizam a energia solar para cozinhar alimentos de uma forma segura, saudável e eficiente, um contributo para a sustentabilidade do planeta. E quem sabe até dê para provar uns petiscos…

“Do Grão ao Pão”, que te ensina a fazer pão, “Organização do frigorífico” e “Desperdício Alimentar: vamos evitar?” são outras das atividades propostas. As inscrições são necessárias, aqui: Microsoft Forms.

Texto: Patrícia Naves
Foto: RunLola Serralves