O dia 19 de abril de 2021 entrou para a História da exploração espacial. Pela primeira vez, um aparelho construído por seres humanos fez um voo noutro planeta, mais precisamente em Marte.
A proeza foi conseguida pelo helicóptero Ingenuity (Engenho), construído pela NASA, que chegou a Marte em fevereiro a bordo da sonda Perseverance (Perseverança) – podes ler mais aqui.
Como previsto, as pás rodaram, houve descolagem, voo, descida e aterragem. O Ingenuity subiu à altitude máxima de três metros num voo de 39,1 segundos.
A equipa que controlou este voo pré-programado teve de esperar durante mais de três horas até receber os dados e aplaudir o sucesso da missão com enorme entusiasmo – afinal, são 287 milhões de quilómetros entre Marte e a Terra.
A NASA também divulgou a primeira imagem a preto e branco da sombra que o Ingenuity projetou na superfície do planeta enquanto voava.
Uma curiosidade: o Ingenuity transportou um fragmento de tecido das asas que protagonizaram outro voo histórico, o do avião dos irmãos Wright, que fez o primeiro voo controlado registado na História, em 1903.
O Ingenuity demorou mais de seis anos a construir. Tem meio metro de altura, pesa cerca de 1800 gramas e é suportado por quatro pés. A fuselagem, que tem baterias, sensores e aquecedores, é do tamanho de uma caixa de lenços de papel. Um painel solar permite carregar as baterias.
O plano da NASA para o Ingenuity inclui mais cinco voos, cada vez mais ambiciosos.
Texto: Sandra Alves
Foto: NASA/JPL/AFP