O Algarve tem mais de 100 praias e não admira que sejam elas o centro de todas as atenções durante a época estival. Mas o que se calhar não sabes é que há muito mais para conhecer e fazer no Algarve.
Passear no reino da bicharada
Linces, chimpanzés, lémures, hipopótamos ou crocodilos são alguns dos animais que podes encontrar no Zoo de Lagos que, este verão, vai ganhar novos habitantes: pinguins. O Zoo abre as portas ao reino da bicharada entre as 10 horas e as 19 horas e disponibiliza os horários em que alguns animais são alimentados, para o caso de não quereres perder esse momento. Os bilhetes para as crianças entre os 4 e os 11 anos custam 12 euros e os de adulto 16 euros. No Krazy World Zoo, em Algoz, os animais convivem com insufláveis, uma piscina com escorrega, karts a pedal, minigolf e arborismo. Os bilhetes custam 16,95 euros, 9,95 euros para crianças entre os 4 e os 10 anos.
Zoo de Lagos
Medronhal-Quinta Figueiras
Barão de São João
282 680 100
geral@zoolagos.com
Krazyworld
Lagoa de Viseu – Apartado 3
Algoz
282 574 134
geral@krazyworld.com
Acelerar nos karts
Pé no acelerador! Se gostas de karting ou tens vontade de te aventurar nesta modalidade, podes aproveitar as férias de verão para isso. O Kartódromo Internacional do Algarve, em Portimão, tem uma pista para crianças até aos seis anos e outras pistas que podem funcionar em simultâneo para te divertires com a tua família. Os preços para o aluguer individual de karts variam entre os 14 euros e 69 euros. No Karting Almancil Fun Park, em Almancil, há karting Mini F1 para crianças dos 3 aos 6 anos, karting júnior para os mais crescidos (dos 7 aos 12 anos) e, ainda, karts de dois lugares para partilhares a experiência com os teus pais. Mas há mais! Neste “Fun Park também podes fazer escalada, navegar em mini barcos, saltitar nos trampolins ou mostrar as tuas habilidades no touro mecânico. Os preços dos karts variam entre os 5 euros e os 17,50 euros, para períodos de 10 minutos. As restantes atividades custam entre três e cinco euros, com exceção da escalada.
Kartódromo Internacional do Algarve
Sítio do Escampadinho
Portimão
282 405 650
kia@parkalgar.com
Karting Almancil Fun Park
Kartódromo de Almancil
289 399 899
info@kartingalgarve.com
Subir ao ponto mais alto do Algarve
Troca os chinelos pelas sapatilhas e aventura-te a descobrir a serra algarvia. É na serra de Monchique que se encontra o ponto mais alto do Algarve, a Fóia, com uma altitude de 902 metros acima do nível do mar. Aprecia a vista, respira fundo e aproveita para fazer uma caminhada pelos vários trilhos já desenhados. As Caldas de Monchique, famosas pelas suas termas, têm um parque de merendas rodeado de árvores e ribeiros, onde podes fazer um piquenique e refrescar-te com a água da Fonte dos Amores. No Parque da Mina, a viagem é ao passado e o objetivo é descobrir as tradições da serra de Monchique. Podes visitar uma casa senhorial do séc. XVIII, uma mina desativada ou a recriação de uma mercearia antiga e de uma destilaria de medronho. O parque também tem uma quinta com burros, póneis, ovelhas anãs, patos, entre muitos outros animais. O bilhete família (dois adultos e duas crianças) custa 26 euros, os bilhetes individuais de criança (dos 4 aos 11 anos) custam 6 euros e os de adulto 10 euros.
Parque da Mina
Sítio do Vale de Boi, CCI 171
Caldas de Monchique
282 911 622 e 962 079 408
www.parquedamina.pt
Descobrir as grutas marinhas
As falésias recortadas pela erosão marítima ao longo da costa algarvia escondem não só praias magníficas como grutas marinhas e algares (cavidades naturais) surpreendentes. A algumas consegues aceder caminhando pela praia, em especial quando a maré está vazia, e a outras só consegues chegar de barco. As grutas da Ponta da Piedade, perto de Lagos, são consideradas das mais bonitas do Algarve. Podes visitá-las num dos barcos que partem de Lagos ou da Ponta da Piedade. Outras grutas que fazem muito sucesso entre os turistas são as grutas da praia da Marinha e as grutas e algar da praia de Benagil, ambas no concelho de Lagoa. Podes optar por passeios de barco que partem destas praias ou por circuitos maiores pela costa que têm paragem obrigatória nestas reentrâncias naturais. Pede aos teus pais!
Ver golfinhos na Ria Formosa
O Parque Natural da Ria Formosa estende-se ao longo de 60 quilómetros pela costa algarvia – entre a praia do Ancão, no concelho de Loulé, e a praia da Manta Rota, no concelho de Vila Real de Santo António – e foi eleita uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal. Composta por várias ilhas, a Ria apresenta uma fauna e flora muito ricas, que podes descobrir num dos muitos passeios de barco organizados pelas empresas de turismo da região. Tu e os teus pais podem ainda optar por passeios destinados à observação de golfinhos, aves ou cavalos-marinhos. Sim, cavalos-marinhos! A maior comunidade de cavalos-marinhos do mundo vive na Ria Formosa. Os barcos partem de Faro, Tavira, Fuzeta e Olhão.
Catarina Cruz