Verão / História do dinheiro: Da moeda comida à moeda virtual

moeda

Verão / História do dinheiro: Da moeda comida à moeda virtual

Pode parecer estranho, mas a comida foi a primeira moeda usada pelo homem. Era algo que todos queriam e que por isso tinha valor como dinheiro.

Carne e peixe seco eram usados como moeda de troca, mas estragavam-se e eram difíceis de transportar, para compras grandes.

Apareceram, então, as moedas com pernas, os animais vivos, que podiam percorrer grandes distâncias até ao local do negócio. Mas estes adoeciam ou morriam e o dinheiro perdia-se, por isso o homem partiu para soluções mais engenhosas, usando produtos transformados como o couro, conchas ou pedras bonitas e raras.

O gosto pelo brilho aumentou após a descoberta dos metais, aparecendo as primeiras moedas de cobre, depois de prata e ouro. Tinham um problema: valiam o que pesavam. Por isso, quando o dinheiro escasseava, os povos tinham de arranjar mais metais preciosos e cunhar mais moeda, o que era dispendioso.

A solução, verdadeira revolução, aconteceu em Atenas, por volta do ano 600 antes de Cristo. Solón, considerado um dos sete sábios da antiga Grécia, precisava de poupar na prata usada na cunhagem e determinou que as moedas passariam a valer o que estava inscrito nelas, independentemente do peso que tinham, porque as pessoas faziam fé no valor que o Governo lhe atribuía.

Hoje em dia, o dinheiro é isso mesmo, uma questão de fé. Como em Atenas, há 2600 anos, acreditamos que o dinheiro vale o que está escrito no papel ou no metal. Mais, aceitamos já moedas virtuais, que existem apenas em computadores, como as bitcoins, e vivemos com dinheiro representado por números num computador ou smartphone.

Os babilónios, um povo que viveu no atual Médio Oriente, inventaram os bancos e as notas, para resolver o problema do armazenamento da moeda usada entre eles há quatro mil anos: a comida. Deixavam os sacos com grãos num silo e recebiam, em troca, uma placa de argila com a inscrição da mercadoria depositada. Com essas placas, podiam comprar outros bens ou serviços.

 

 O QUÊ????

– “Salário” deriva do pagamento que era feito aos soldados romanos com a moeda usada então nas trocas comerciais: o sal.

– O morabitino é considerado a primeira moeda de ouro portuguesa. Começou a ser cunhada no reinado de  D. Sancho I, por volta do ano 1200, tendo sido corrente durante cerca de 50 anos.

– “Pecúlio” advém da expressão “pecus”, gado em latim, porque durante anos ele foi moeda.

– Se todo o dinheiro que existe sob a forma de números num computador se materializasse, não haveria notas suficientes no Mundo para toda a gente ter o seu dinheiro nas mãos.