Vocês estão em todo o lado e sabem-no. Estão nos cafés e nas esplanadas, até a conversar enquanto o fazem. Ao longe, veem outros como vocês – reconhecem-nos pelo ar concentrado com que olham para o tablet ou smartphone, interrompido por uma gargalhada ou por mudanças de expressão – e cumprimentam-se com um sorriso cúmplice, de ‘sei o que estás a fazer’.
De vez em quando, um senhor de outra geração passa por vocês e resmunga: “no meu tempo, os jovens só queriam ler e agora é jogos”, e pensam “é hoje que eu falo”, mas a vergonha não vos deixa. Quando é alguém da vossa família a fazer a mesma crítica, lá ganham coragem: “Mas…mas…. eu Estou a Ler!!”
Não é só de youtubers, jogos e música que vive o mundo da internet e das apps. Há também muitas – cada vez mais – aplicações para puxar e ler livros da internet e muitas – cada vez mais –crianças e jovens loucos com esta opção.
A Wattpad é uma das preferidas: descrita como a maior comunidade de leitores e livros do mundo, permite ler livros de forma gratuita, dentro do telefone, online ou offline, e sem sequer ser preciso baixar PDF.
É já um mundo dentro do Mundo, a Wattpad: tem literalmente milhões de histórias e livros, de romances e ficção científica, a fanfics e livros de mistérios. Dos livros e autores mais ‘na moda’ aos clássicos, como a Alice no País das Maravilhas.
A navegação é facílima: clicas aqui (não te esqueças de pedir ajuda aos teus pais para descarregar e te registares), e depois é explorar: tens, na opção ‘Descobrir’, os livros e histórias agregados por estilos e só precisas de escolher. E em ‘Comunidade’, tens os concursos, prémios e chats.
Sim, porque deixamos o melhor para o fim: é uma app interativa! Tem uma secção de comentários online, para partilhares ideias e sensações e até interagires com a história enquanto a estás a ler. E até podes ser um autor, quer através concursos de escrita, como do #justTapIt – uma nova aplicação dentro da Wattpad que permite que qualquer um se torne autor de histórias via chat.
Toca a ler!