És fã de vários youtubers, acompanhas os vídeos que publicam diariamente e, também tu, gostavas de produzir conteúdos para esta plataforma online e ganhar dinheiro com isso? Se sim, há algumas coisas que deves saber!
O que é preciso para ser youtuber?
Primeiro, tens de pensar no tipo de conteúdos que queres produzir. A criatividade é a característica mais importante para teres sucesso no Youtube. Depois, tens de ter material para fazeres os vídeos: uma câmara ou um telemóvel com boa qualidade de imagem; um microfone; um tripé; e um programa de edição de vídeos.
O público do YouTube é cada vez mais exigente e gosta de ver vídeos com boa imagem, bem editados e em que se oiça de forma clara o que dizes. Se não estiveres habituado a filmar e a editar vídeos, convém aprenderes a trabalhar com estas ferramentas e treinares antes de começares a publicar os teus vídeos. Muito importante: antes de criares o teu canal e começares a gravar, explica aos teus pais que queres ser youtuber, o tipo de vídeos que queres fazer e chega a um acordo com eles quanto à tua presença online.
É fácil ganhar dinheiro como youtuber?
Não! Há quem consiga, como o Wuant, o D4rkFrame ou o Sirkazzio - três dos criadores que vivem na “casa dos youtubers” -, mas, em Portugal, são muito poucos os que conseguem viver exclusivamente do trabalho para o Youtube. A publicidade é a principal fonte de receita diretamente ligada ao YouTube.
Para que os teus vídeos possam conter publicidade, tens de ter mais de 10 mil visualizações e, de preferência, evitar temas polémicos, imagens chocantes ou linguagem imprópria. E tens, claro, que produzir conteúdos de qualidade e criativos, que levem a que os milhões de pessoas que diariamente visitam o Youtube subscrevam o teu canal e vejam e comentem os teus vídeos. Tudo isso contribui para o teu sucesso online.
Quando já tens sucesso no mundo virtual, podem surgir-te propostas no “mundo real”, como trabalhares com marcas ou participares em eventos. Mas se achas que “qualquer um faz”, garantimos-te que não. “O trabalho é o segredo do sucesso”, como conta o Wuant, mas também é preciso alguma sorte, acrescentamos nós.
Quanto tempo demora fazer um vídeo?
Tudo dependerá das tuas capacidades técnicas, mas, regra geral, demora muitas horas. Até podes ser rápido a filmar os conteúdos, mas grande parte do trabalho é feito ao computador, durante o processo de edição.
Pensa nos vídeos que gostas de ver: têm vários efeitos, algum texto, música e um ritmo que os torna dinâmicos e apelativos. Tudo isso exige talento e tempo. Tempo que tens de dividir com as tuas responsabilidades na escola, com os teus familiares e amigos e noutras atividades “offline”, longe do YouTube e da Internet.
Posso tornar-me famoso?
Poder, podes, mas as hipóteses são reduzidas. No meio de tanta concorrência, só os mais talentosos são reconhecidos. E, mesmo isso, não garante que consigam ganhar muito dinheiro.
Caso te tornes um youtuber famoso, tens de ter noção que isso implica uma exposição pública para a qual tens de estar preparado. Ser famoso não é só seres convidado para eventos, tirares fotos com os fãs e dares autógrafos, mas é seres solicitado para tudo isso mesmo quando não te apetece.
A exposição pública pode proporcionar-te oportunidades e momentos incríveis, mas retira-te privacidade e isso pode ter consequências negativas na tua vida.
Há perigos em estar no Youtube?
Quando crias um canal e és tu o protagonista dos vídeos, tens de ter noção de que te estás a expor perante um número de pessoas impossível de quantificar à partida. Por isso, tens de ter cuidado para não fazeres nada que te possa expor ao ridículo ou que te possa tornar numa potencial vítima de cyberbullying.
É importante salvaguardares a tua privacidade e aconselhares-te com os teus pais sobre o que é aceitável e sobre o que pode ser um excesso de exposição.