Verão / Protege a tua pele na praia!

 

Ir à praia é muito bom e apanhar sol até sabe bem. Mas é preciso ter muito cuidado com os efeitos que os raios solares têm sobre a tua pele!

Como fica morena 

A pele fica morena porque se está a tentar proteger naturalmente contra o Sol. Ou seja, quando absorve raios Ultravioleta (UV) a mais, começa a produzir melanina, a substância que protege a pele. É como se estivesse a colocar um escudo natural. Mas isso não significa nada que ficar moreno é bom para a pele, antes pelo contrário! Claro que as peles são diferentes umas da outras. Uma pele mais escura tem mais melanina (mais proteção natural) do que uma pele mais clara. Mas mesmo assim, está também sujeita a ficar danificada.

 

 Atenção: Se a tua pele está morena
é porque já apanhou sol demais!

 

O que é um escaldão?

Um escaldão é muito perigoso para a tua pele. Acontece quando os raios UV contidos na luz solar penetram a tua pele durante muito tempo e provocam uma alteração interna nas células, para além do bronzeamento. A pele fica com uma queimadura, que pode ser classificada em vários graus, consoante a gravidade. Os seus efeitos variam e vão desde a inflamação e vermelhidão até, em casos mais graves, esfolação da pele, dores, formação de bolhas e mesmo destruição definitiva de tecido cutâneo.

 

 Não apanhes sol nas horas
de maior intensidade da luz:
Das 11 às 16 horas 

 

Escaldão fica guardado na pele 

Pode ser mais ou menos grave, mas não tenhas dúvidas: a tua pele grava as lesões provocadas pelo excesso do Sol, mesmo as mais leves, e guarda-as na memória. Apesar de aparentemente já terem desaparecido, de cada vez que apanhares um escaldão, os seus efeitos vão-se somando, provocando o envelhecimento cedo demais e até o aparecimento de doenças muito graves, anos ou mesmo décadas mais tarde!


Nem a água nem o frio protegem contra os raios solares! Ter a pele fria não significa que o sol não esteja a ter um efeito perigoso

Usa protetor solar 

Um protetor solar atua como um escudo, ou um colete à prova de balas. Não deixa que a maior parte dos raios mais perigosos entre na pele. É essencial usar protetor solar durante o verão, mesmo que não vás à praia ou à piscina! Quanto maior for o fator de proteção, mais estarás protegido. E não basta por só uma vez! O melhor é ir aplicando durante o dia.


-Mesmo que as nuvens estejam a tapar o sol, usa sempre chapéu ou boné e põe creme protetor
-Bebe água muitas vezes para te manteres hidratado

Ilustração Francisco Araújo

 

Vais tomar banho no mar?

Clica na imagem para dicas e conselhos!