Na última semana muito se tem falado na Amazónia, pois está a ser atingida por incêndios de grandes dimensões. O TAG dá-te a conhecer alguns dados sobre esta região na América do Sul que é conhecida como o pulmão do planeta e abrange nove países!
– A Amazónia ocupa 5,5 milhões de quilómetros quadrados (é mesmo muito grande, imagina 550 mil milhões de campos de futebol!) em territórios do Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.
– A maior parte (60%) da floresta amazónica situa-se no Brasil.
– Na Amazónia vivem 10% das espécies de animais e plantas conhecidas: 2,5 milhões de espécies de insetos, pelo menos 40 mil espécies de plantas e cerca de 2 mil espécies de aves e mamíferos. O jacaré, o jaguar, o puma e a sucuri (cobra) estão entre os maiores predadores.
– Milhares de rios atravessam a Amazónia, onde se destaca o Amazonas, um dos mais extensos do mundo, com 6992,06 quilómetros.
– Produz 20% do oxigénio emitido para a atmosfera terrestre e a sua vegetação contém cerca de 10% das reservas de carbono do mundo, por isso chamam-lhe o pulmão do planeta.
– A Amazónia assegura 20% da água doce disponível.
– A desflorestação aumentou 278% em julho, comparativamente ao mesmo mês de 2018, o mesmo é dizer que foram cortadas árvores numa área superior a dois mil metros quadrados.
– A maioria da área de floresta destruída foi transformada em pastagens.
Recorda aqui o texto “Uma vaca polui mais que um carro?”
– Este ano, mais de 41 mil incêndios foram registados na região da Amazónia – e mais de metade no mês de agosto!
– A 27 de agosto, as autoridades do Brasil anunciaram que a situação estava “sob controlo”, após a mobilização de mais de 2500 militares e das chuvas registadas em várias regiões afetadas.
– Há 25,47 milhões de habitantes nesta região e 107 tribos indígenas isoladas.
Texto: Sandra Alves com Agência Lusa