A Festa do Outono volta a Serralves e a entrada é gratuita

A Festa do Outono volta a Serralves e a entrada é gratuita

Não há margem para dúvidas: os dias estão mais frescos (e curtos), as folhas mais castanhas, as aulas recomeçaram, a chuva já vai chegando… é outono, fim da festa que normalmente é o verão; mas uma estação igualmente bonita e também com muito para fazer – e sim, muita festa!

Começa logo bem: no ano em que se assinala o centenário do Parque de Serralves, os dias 23 (o primeiro do outono) e 24 de setembro vão ser sinónimo de Festa do Outono neste emblemático espaço do Porto, e a entrada é gratuita para todos.

As propostas para o fim de semana são muitas e incluem diversas oficinas pensadas para todas as idades, sem necessidade de marcação prévia e a decorrer durante sábado e domingo, das 10 horas às 19 horas.

No Prado, e também no Jardim Maria Nordman, vai ser possível criar postais outonais, imaginar jardins especiais, preparar as asas das libélulas que nesta altura se preparam para partir, ou fazer parte da construção de um gigante campo imaginado em conjunto.

Mas há mais: podes ainda explorar gaios e bolotas, usar microscópios para conhecer os microrganismos dos charcos, brincar com tintas e dar asas à imaginação com palha!

Entre estas oficinas, há também música, espetáculos, teatro, mercados e atividades, e a animação começa logo na manhã de sábado, na Clareira da Presa, com o circo contemporâneo Fábrica de Gravatas, da Nuvem Voadora, apresentado em Serralves em parceria com o Município de Vila do Conde.

Trata-se de um solo de palhaço que aborda de uma forma absurda, filosófica e poética a condição do homem em relação às máquinas, à tecnologia e ao trabalho numa fábrica de gravatas; onde é constantemente interrompido pelos pequenos prazeres da vida…

Também pelo parque, vão estar 51 raças autóctones pecuárias nacionais e podes, assim, saber mais sobre galinhas, o Burro de Miranda e os animais da quinta. Tudo em festa, para celebrar o outono!

O acesso é gratuito e realiza-se pelos portões da Avenida Marechal Gomes da Costa e da Rua Bartolomeu Velho, 141.

Texto: Patrícia Naves