A mensagem que Francisco leva a Guterres e Ramos-Horta

A mensagem que Francisco leva a Guterres e Ramos-Horta

Francisco Javier Vera nasceu há 11 anos em Bogotá, na Colômbia. Vive atualmente em Villeta, no centro do país, rodeado de natureza e animais. Foi assim que se apaixonou pelo meio ambiente e despertou para o problema das alterações climáticas.

Fundou em 2019 o movimento “Guardianes por la vida” (Guardiães pela vida) com alguns amigos da escola e atualmente os guardiães são mais de 200 não só na Colômbia como em outros países da América Latina.

“Acho que há pouco tempo para defender e preservar a biodiversidade deste planeta”, disse Francisco ao TAG, numa conversa por Zoom a propósito da sua participação na segunda edição do E-Congresso Mundial de Líderes Ubuntu, organizado por Portugal e que se realiza este domingo (dia 16), Dia Internacional de Viver Juntos em Paz.

***

Participas este domingo no Congresso Mundial de Líderes Ubuntu em Portugal. Gostas de História e Geografia. Conheces Portugal?

Claro! Portugal e Espanha, os dois impérios que saíram para descobrir o mundo, desde a Europa.

Vais discursar numa reunião com muitos líderes, como António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas. Estás nervoso?

(Dá uma gargalhada) Com certeza vou sentir nervos quando falar, mas quando escutam o que dizemos temos de o fazer com contundência. Tenho de admitir, sinto nervos mas muita emoção. Estar em frente a estes líderes, como o Nobel da Paz José Ramos-Horta, sinto-me muito grato por partilhar esse momento com eles.

Que mensagem queres enviar a esses líderes?

A mensagem que quero enviar é que estamos todos a viver uma crise mundial, não só pela covid-19 mas uma crise pelo clima, pela perda da biodiversidade. Apesar dessas crises, acredito que neste momento, acima de tudo, temos ter esperança, e para isso devemos escutar os jovens e as crianças. A esperança na humanidade e no mundo está nos jovens e nas crianças. Juntos – todos, todos, todos – acredito que vamos evitar mais erros. Sozinhos podemos ir mais rápido mas juntos podemos chegar mais longe.

E para as crianças e jovens de Portugal, o que gostavas de lhes dizer?

Que Portugal é um país muito lindo, que é interessante conhecer a sua riqueza natural e toda a sua riqueza em geral, pela História, Geografia, por tudo. Desafio a conhecerem. Tu amas o que conheces. E quando começas a conhecer o que te rodeia, quando começas a conhecer o teu país, a tua região, o que está à tua volta, apaixonas-te por isso. O mundo é maravilhoso, magnífico, assim como a natureza. É preciso conhecê-la para defendê-la. Primeiro nesse país tão lindo e depois no mundo!

***

Francisco tem sorriso fácil e a voz dócil de um menino de 11 anos, mas o seu discurso pela defesa do ambiente é muito a sério e já o levou ao Senado do seu país para exigir que o governo da Colômbia adote uma legislação climática mais eficaz.

Agora dá mais um passo pela defesa do planeta ao juntar a sua voz a diversas personalidades num evento com mais de 1500 participantes inscritos de 86 países, que terá também a presença do presidente português Marcelo Rebelo de Sousa.

Podes saber mais aqui sobre o E-Congresso Mundial de Líderes Ubuntu.

 

Texto: Sandra Alves