Está a chegar mais uma Noite Europeia dos Investigadores. Esta sexta-feira, 30 de setembro, várias regiões do país, como Lisboa, Évora, Coimbra, Braga ou Figueira da Foz promovem atividades divertidas, variadas e educativas. O conceito e missão são comuns: a exploração da ciência – das diferentes ciências –, de forma mais acessível e generalizada, mais próxima das pessoas.
Caso não conheças ainda, a Noite Europeia dos Investigadores é uma iniciativa lançada em 2005, atualmente bianual, financiada pela Comissão Europeia, que este ano tem o tema “Ciência para todos, sustentabilidade e inclusão”.
Em Lisboa, por exemplo, no dia 30 de setembro, das 17 horas às 24 horas, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Jardim do Príncipe Real recebem esta grande festa da ciência. São muitas as atividades previstas, distribuídas pelos dois espaços, que mostram o que de melhor se faz na Investigação Científica em Portugal.
Também em Lisboa e em Coimbra, no dia 30 de setembro, há um Bioblitz: uma atividade durante a qual cidadãos, cientistas e naturalistas trabalham em conjunto para registar o maior número de espécies numa região delimitada e num período determinado de tempo. Esta é uma atividade de ciência cidadã, que contribui com um propósito científico útil, mas é também um momento divertido!
Ainda em Coimbra, a Universidade coordena mais uma edição da Noite Europeia dos Investigadores que inclui aqui uma Rota de Ciência: a 30 de setembro, entre as 17 horas e as 24 horas, a ação promete animar a Baixa de Coimbra com um programa diversificado de ciência e cultura.
Mas há muitas mais atividades por todo o país e até uma versão online. Podes acompanhar tudo e consultar os diferentes programas no site e também espreitar este vídeo explicativo: