À conversa com Maria Francisca Macedo – O “Clube de Cientistas” esteve na escola
A escritora da coleção “Clube dos Cientistas”, Maria Francisca Macedo, generosamente aceitou o convite da Biblioteca (BE) da EB1 de Gualtar, do AE Carlos Amarante, em Braga, para uma entrevista, via videoconferência, no dia 31 de maio, com os alunos do 4.º ano, grandes fãs dos seus livros.
Muitos dias antes do encontro na BE, os alunos, os seus professores e a professora bibliotecária trabalharam afincadamente para receberem a escritora. A professora Rosa ajudou e a turma Gua 8 preparou um cartaz em grande formato que serviu de cenário na Biblioteca; os alunos das turmas Gua 4, Gua 5 e Gua 8 preparam um guião de entrevista, tal como os jornalistas, pensando nas questões que tinham interesse e curiosidade em ver respondidas.
Aqui vai uma amostra do nosso ensaio:
Dinis – Bom dia! É com enorme prazer que a recebemos. Aqui na Nossa Biblioteca. Eu chamo-me Dinis e queria que soubesse que os seus livros são muito apreciados pelos alunos desta escola. Há meninos até do 2º ao a ler os seus Livros.
Carolina – Bom dia! Eu sou a Carolina, sou do 3º ano. Eu tenho lido os livros do Clube dos Cientistas e sou fã. Vamos passar a palavra aos nossos colegas que têm algumas perguntas para lhe fazer.
Ana Beatriz – Quando eras pequena, o que querias ser quando crescesses?
Duarte – Sempre quis para ser escritora?
Ana Beatriz – Quando pensou em escrever os livros “O Clube dos Cientistas”? As experiências foram inventadas por si ou já foi cientista e fez estas experiências?
Manuela – Onde é que se inspirou para criar as experiências que estão nos livros!? A Francisca estudou Física?
Clara – A Francisca testou todas as receitas do livro “Cozinha Explosiva?”, da Catarina???
Carol – Qual era a reação da sua mãe quando a via a fazer experiências? Tinha medo que corresse mal fizesse ir tudo pelos ares?
Dinis – Onde aprendeu tantas experiências? Já alguma vez quis ser cientista?
Íris – Nós sabemos que, no 1º volume, os irmãos tiveram a ideia de criar o Clube dos Cientistas, mas como é que a Francisca se lembrou desta expressão?
Matilde – Os seus personagens são inspirados na vida real ou criou-os?
Duarte – Onde foi buscar tanta imaginação?
Alguns alunos vestiram-se a rigor, com batas de cientistas e tudo e fizeram-se acompanhar de instrumentos normalmente utilizados em experiências, como pipetas, balões ou óculos.
Chegado o dia da entrevista virtual, todos estavam entusiasmados e um pouco nervosos, prova do seu investimento a 100% nesta atividade. Dinis Barros, aluno do 4º ano, deu as boas-vindas à escritora; logo a seguir, iniciou-se uma entrevista muito empolgante. Destaque-se que Francisca Macedo tem um poder de comunicação ímpar, por isso, respondeu entusiasticamente a todas as questões, chegando mesmo a dar exemplos práticos das experiências que realiza.
Uma das questões que lhe colocaram foi relativa à importância da leitura e das Bibliotecas, e a resposta não podia ser mais clara: “ler é uma forma de conhecer o mundo e frequentar bibliotecas é ter contacto com os livros, que estimulam a nossa imaginação e criatividade!”
Apreciem passagens de um vídeo da entrevista que vos mostram como foi bom participar nesta atividade!
Um enorme obrigada à escritora Francisca Macedo por nos ter oferecido o seu tempo e o seu conhecimento em prol da Leitura e do Conhecimento!
Texto: Cristina Gonçalves (PB), Biblioteca Escolar da EB1 de Gualtar, AE Carlos Amarante, Braga