Os alunos do oitavo e décimo anos, da Escola Básica e Secundária da Sobreira, de Paredes, visitaram na terça-feira, 26 de novembro, o Media Lab do Jornal de NotÃcias, no Porto, para serem jornalistas da Europa por um dia, a convite da Representação da Comissão Europeia em Portugal e do Espaço Público Europeu.
A sessão iniciou-se com uma breve explicação do Coordenador do Gabinete Europe Direct Porto, Rui Manuel Monteiro, sobre o projeto Erasmus+ EU/ON ajuda-te a (re)descobrir a União Europeia. Os participantes tiveram a oportunidade de assistir ao vÃdeo preparado pelo EPE, para lembrar os jovens de que são cidadãos europeus, logo, são livres para viajar, viver e trabalhar no continente.
De seguida, uma formação sobre as práticas jornalÃsticas, em que os alunos puderam conhecer em antemão qual o trabalho a fazer, bem como as técnicas a serem usadas.
Posteriormente, a apresentação do orador convidado, Jorge Félix Cardoso, Consultor em Comunicação e Assuntos Europeus, Coordenador e Embaixador da Campanha ID-Europa, projeto do Conselho Nacional da Juventude com o apoio do Parlamento Europeu para as eleições europeias de 2019, foi dedicada ao tema “Desinformação (Fake News).
Após a palestra, os estudantes puderam ser repórteres especializados em assuntos europeus, entrevistando o orador, construindo um noticiário radiofónico e um videocast, sempre com notÃcias relacionadas com a Europa e o papel da Europa no Mundo.
Os alunos terminaram o dia com uma visita à s redações do Jornal de NotÃcias e da TSF, onde observaram o ambiente vivido todos os dias pelos profissionais deste jornal centenário.
O projeto educativo Media Lab tem como principal objetivo promover a literacia mediática e formar cidadãos informados e ativos. Visite o projeto em www.medialab.jn.pt