Durante a manhã, os alunos visitaram as instalações do Jornal de Notícias e tiveram a oportunidade de conhecer a história do jornal portuense, e como funcionam as dinâmicas de uma redação, esclarecendo também algumas dúvidas e curiosidades sobre o trabalho de um jornalista.
As crianças dirigiram-se depois ao estúdios da rádio TSF, onde lhes foi permitido observar, participar e perceber, em tempo real, a forma como os jornalistas de rádio trabalham e como funciona um estúdio radiofónico.
Da parte da tarde, a equipa do Media Lab JN deslocou-se ao Colégio para uma sessão “na Escola e na Comunidade”, atividade que contou com a leitura e gravação de notícias para a rádio, com todas as turmas.
A experiência de gravar as notícias na escola foi a parte favorita de todos os alunos e, segundo a aluna Sara, estudante do quarto ano, “foi muito fácil de gravar“. A estudante também destacou a visita na parte da manhã, que lhe permitiu “falar no microfone”, referindo-se a um momento que teve lugar no estúdio da TSF. Já a Inês, que frequenta o segundo ano, afirmou que “aprender como, antigamente, funcionava a prensa” foi o que mais gostou.
Para a Professora Paula Mourão, todo o dia de atividades com o Media Lab foi “bastante interessante e divertido“, acrescentando ainda que os alunos “estavam bastante entusiasmados e adoraram a experiência” da visita e das atividades na sala de aula. A visita ao Colégio Mãe Galinha, em Espinho, vem na sequência do desejo, por parte dos docentes, da saída dos alunos do colégio para que possam articular os conteúdos lecionados com a “experiência de viver, sentir e contextualizarem-se sobre um pouco da realidade, vivenciando” momentos como estes.
O Media Lab JN é um projeto de educação para a literacia mediática que promove, nas escolas, atividades de jornalismo que evidenciam a importância de estarmos bem informados, assim como o papel do jornalismo para a construção de uma sociedade informada e participativa em prol do bem comum. Saiba como participar no site do projeto.
Texto: Lara Oliveira
Data de publicação: 30 de Março de 2023