O projeto Media Lab JN promoveu, na sexta-feira dia 16 de abril, um novo dia de literacia mediática junto aos alunos da Escola Básica e Secundária do Cerco, no Porto. Numa manhã muito produtiva, os estudantes do 6.º ano foram os jovens jornalistas que, depois de algumas semanas a aprender lições básicas de construção de notícias, colocaram as aprendizagens em prática gravando um noticiário radiofónico Media Lab JN/TSF.
Rafael Cardoso, de 11 anos e adepto do FC Porto, assumiu as regras da imparcialidade e escreveu sobre a equipa do seu coração. Com uma notícia dedicada ao campeonato de hóquei em patins, o estudante interagiu de forma profissional durante todo o processo de aprendizagem e compreendeu na teoria e na ação o que é ser jornalista: “Gostei muito, muito mesmo. Gostaria de mais atividades como estas”, afirmou, no final da sessão.
Cláudia Rovira, professora de Artes e Educação Visual, acompanhou as gravações e aprovou a atividade: “A vossa dinâmica é muito interessante. Conseguem cativar os meninos, mesmo aqueles que não gostam de ler nem de escrever, nem tão pouco têm contacto com o JN ou o DN. É muito elucidativo. As vossas técnicas são muito práticas, muito fáceis de adquirir. É muito intuitivo e eles ganham muito mais gosto pela atividade, pela leitura que por vezes anda perdida”, disse.
As gravações foram coordenadas pela formadora do Media Lab Mariana Amorim, e pelo monitor e jornalista Daniel Leal, que trabalharam as principais regras para a gravação de notícias para rádio, com dicas para um melhor modo de gravação, técnicas de facilitação de leitura de notícias e curiosidades acerca do dia a dia de um repórter, tal como, por exemplo, manusear ou utilizar um microfone. Cada um dos alunos pôde vivenciar a experiência como repórter ao escrever e gravar a sua notícia.
O projeto Media Lab tem uma década de experiência com literacia mediática, levando conhecimento digital e comunicacional a milhares de estudantes portugueses. Com a pandemia da covid-19, o projeto adaptou-se com apresentações on-line. E, enquanto os estudantes não podem voltar às visitas às redações do Jornal de Notícias, seguem virtualmente no universo das notícias, aprendendo a combater a desinformação. Saiba como participar no site do projeto.