No Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, a educação é responsabilidade de todos. Decorreu esta semana no auditório da escola, o encerramento das atividades do 1.° grupo dos DIC, projeto de Literacias, para os alunos dos quintos e sétimos anos, que experimentaram novas ferramentas, tecnologias e aprenderam uns com os outros, durante oito semanas.
Para a professora, Catarina Marques, foi um desafio muito grande, uma responsabilidade muito grande e uma partilha muito grande de materiais e conhecimentos, para que todos estivessem em sintonia e pudessem privilegiar esses momentos de várias disciplinas.
As disciplinas lecionadas por uma equipa altamente qualificada e com uma direção escolar totalmente empenhada para proporcionar a todas as crianças e jovens oportunidades de sucesso na aprendizagem, na medida em que estimula a autoestima, autoconfiança e partilha.
“Eu estou muito surpreendido pela qualidade das apresentações, tendo em conta o trabalho que está por trás dessas apresentações e do envolvimento de todos”, relatou o professor e subdiretor do Agrupamento, Paulo Ferreira.
Disse ainda, que é uma forma de fazer, ensinar e aprender muito diferente. “Se calhar, é o caminho que às escolas têm também que começar a trabalhar para ver se os jovens se interessam e se motivam mais pela escola”.
As atividades levadas a cabo promoveram a língua portuguesa e a educação para os media, o raciocínio lógico e matemático, as ciências experimentais, a educação para as artes, além das TIC, das expressões dramática e plástica.
O aluno Edson Monteiro, do 7.º F, diz que gostou de aprender sobre a educação para os média. “Adorei realizar a atividade de recorte e colagem de notícias do dia e, de ter tido a oportunidade de apresentar um noticiário para rádio no auditório, como projeto final do grupo 1, dos DIC”, comentou.
O projeto Media Lab do Jornal de Notícias, em parceria com a TSF, participa da oficina de Literacia para os Média, às quartas e quintas-feiras.
O Media Lab é um projeto educativo que promove a literacia mediática e a cidadania ativa.