É uma notícia que está em todo o mundo e aqui no TAG também a queríamos dar: um grupo de avós está a usar o TikTok para encorajar os jovens a praticar o distanciamento social.
Tudo começou quando Margaret Hansard, britânica de 78 anos, lançou um vídeo a que chamou de “nantervention” – uma junção da palavra “nan” que é diminutivo de avó em inglês e “intervention” que em português significa intervenção – por cá seria uma “vótervenção”.
E porquê? Porque tem saudades dos seus netos, de estar com eles, e quer espalhar a mensagem de que os jovens que não seguem as orientações correm o risco de transmitir o coronavírus.
No vídeo, colocado na conta de TikTok da sua neta Lucy, a avó Hansard faz uma pequena dança para o tema de Benee, “Supalonely”, com legendas que apelam ao distanciamento social.
O vídeo era para ser mais pessoal e local mas logo se tornou notícia e foi seguido por outras avós.
Podes ver a dança original desta super avó em baixo (basta clicar na imagem) mas atenção: o Tik Tok tem uma idade mínima de 13 anos para ter a experiencia completa, ou seja, colocar vídeos, etc. Para ver vídeos, há recursos de segurança e privacidade que os teus pais podem selecionar – e assim consegues ver com segurança mas não tens permissão para comentar, pesquisar ou postar os teus próprios vídeos. Isto é sempre o recomendado para quem tem menos de 13 anos.