A Banda Sinfónica da PSP vai fazer concertos didáticos e gratuitos dirigidos às escolas, no âmbito de uma cooperação com o Plano Nacional das Artes. Esta parceria é efetivada com a assinatura de dois protocolos, quinta-feira dia 18 de abril.
Um protocolo prevê a criação do programa nacional “Missão Mudar o Mundo”, com a Banda Sinfónica da PSP a promover nos teatros e salas de espetáculos do país concertos “didáticos e gratuitos”, com vista a mobilizar diretamente as escolas e comunidades escolares de pais, estando previstos também espetáculos nas imediações dos estabelecimentos.
Segundo as duas entidades, esta missão visa atrair crianças e jovens para o exercício de “uma cidadania ativa, participativa e crítica”, assim como “a coesão sócio-territorial, a descentralização, o acesso à cultura e a implementação de dinâmicas de educação estética e criativa”.
O segundo acordo, entre os Serviços Sociais da PSP e o Plano Nacional das Artes, tem como objetivo “estimular a criatividade artística, promover atividades de âmbito cultural e fomentar a educação para as artes e para a cultura”.
Através do Policiamento de Proximidade, nomeadamente o Programa Escola Segura e o Idosos em Segurança, “pretende-se criar uma estreita ligação entre a PSP, o PNA e a comunidade em geral”.
Texto: Agência Lusa com edição de Sandra Alves
Foto: Rita Chantre / Arquivo Global Imagens