Já aqui te falámos, no TAG, sobre como Bluey é um dos desenhos animados mais populares dos últimos anos, conseguindo o feito de agradar tanto a pais como a filhos.
O segredo está nas mensagens que transmite, nas histórias que conta, nos ensinamentos que cada episódio traz- muitas vezes de forma meio escondida, o que torna tudo ainda mais bonito.
Podemos afirmar que a Bluey, a Bingo e os seus pais são neste momento um fenómeno em todo o mundo, mas a situação ainda pode escalar. É que há quem se tenha lembrado da famosa cadelinha Blue Heeler como possível mascote dos Jogos Olímpicos que vão acontecer em Brisbane, Austrália, em 2032.
Os motivos e lógicas invocadas são simples: o primeiro, mais óbvio, é que a série é de origem australiana, e tal é o seu sucesso que a Bluey quase se tem tornado como que uma embaixadora global.
Depois, os tais valores e mensagens que ela transmite, que em tudo ligam com o desportivismo inerente à maior competição desportiva do mundo. Onde, aliás, as mascotes costumam ser icónicas e desempenhar um papel crucial!
Para já e este ano, como já deverás saber, há Jogos Olímpicos de Paris. Mas como este é um evento a uma escala massiva e que requer tanto planeamento, estão já escolhidos os próximos destinos: Los Angeles, nos Estados Unidos em 2028 e Brisbane, em 2032- onde Bluey “nasceu”.
Na petição da mascote, já assinada por mais de cinco mil pessoas, explica-se o aspeto cultural e educacional da personagem. Por enquanto é só uma ideia, mas nos meios locais, há mesmo quem acredite que é possível…
Recorde-se que a produção australiana que te leva a conhecer a família da cadelinha Blue Heeler, a Bluey, da sua irmã Bingo e dos seus compreensivos pais está sempre no top das mais vistas no seu segmento em todo o mundo, mas foi também reconhecida pela crítica especializada com inúmeros prémios, incluindo o quinto prémio consecutivo de Melhor Programa Infantil da AACTA, o International Kids Emmy Award, o Television Critics Association Award e o BAFTA Children & Young People Awards, entre outros.
A série está disponível em streaming através do Disney Channel, Disney Junior e Disney+ mediante um acordo de transmissão global entre a BBC Studios Kids & Family e a Disney Branded Television.
Se quiseres consultar a petição, ela está aqui.
Texto: Patrícia Naves