Sempre quiseste entrar no cockpit de um vaivém espacial, ver os fatos e capacetes dos astronautas e saber tudo sobre a história da exploração espacial? Então não vais querer perder a exposição “Cosmos Discovery”, que aterra no Terreiro das Missas, em Lisboa, a partir desta sexta-feira.
Dentro de uma enorme tenda perto da estação fluvial de Belém, vais poder encontrar modelos de naves, foguetões e veículos robotizados, mas também peças originais como fatos e capacetes espaciais, comida embalada dos astronautas, um saco para guardar rochas lunares ou um manual de instruções de voo, entre as mais de 200 peças autênticas da agência espacial norte-americana – NASA – e de outras agências.
Do início da odisseia espacial até hoje, e já a piscar o olho ao futuro, vais poder conhecer os heróis que saíram da Terra – da cadela Laika ao primeiro homem a ir ao espaço, Yuri Gagarin – e descobrir mais sobre a evolução tecnológica da exploração espacial – do satélite soviético Sputnik à nave americana Mercury ou ao robô Opportunity, utilizado nos últimos anos para descobrir mais sobre Marte.
E a ida do Homem à Lua? Claro que também está presente na exposição, com as missões Apollo – desenvolvidas pela NASA nas décadas de 60 e 70 – e onde podes encontrar “kits” de higiene dos astronautas, refeições embaladas ou o blusão do fato usado pelo sétimo homem a caminhar na Lua, David Scott, em 1971, durante a missão Apollo 15.
Catarina Cruz