Dezenas de atividades do Circuito à tua espera em Braga

Dezenas de atividades do Circuito à tua espera em Braga

Uma orquestra de autómatos musicais, um espetáculo que cruza a dança e a informática musical, workshops onde natureza, ciência e arte despertam curiosidade… A nova temporada do Circuito – Serviço Educativo Braga Media Arts tem dezenas de propostas que desafiam a imaginação e os sentidos, unindo gerações em torno da arte e da tecnologia através da experimentação.

Com programação pensada para as crianças, as famílias e as escolas, este ano o Circuito está também a celebrar Braga como Capital Portuguesa da Cultura. Até julho há muito por onde escolher, tanto no espaço gnration como no Theatro Circo. E nas férias de verão podes contar com o regresso do Circuito Summer School!

O Mini-Circuito arranca com o “Cineconcerto: Pierre Bastien e curtas de animação japonesas” no Theatro Circo. O músico francês estará acompanhado pela sua orquestra de autómatos musicais num espetáculo dirigido a maiores de 6 anos. Será dia 17 de janeiro para escolas, às 10.30 horas, com entrada gratuita mediante inscrição (circuito@bragamediaarts.com). No dia seguinte, a atuação para o público em geral começa às 15 horas, com bilhetes a 2,50 euros.

A 1 de fevereiro, há duas atividades no espaço gnration que integram o festival Square da Braga 25 Capital Portuguesa da Cultura: CRASSH_Babies 1.0, que decorre às 10 horas e 11.30 horas, e CRASSH_DuoCircus, às 15 horas. No primeiro, pretende-se criar momentos únicos entre pais e filhos até aos cinco anos na produção de sons com objetos do quotidiano. À tarde, para públicos de todas as idades, a produção de sons vem acompanhada de uma componente cómica e disciplinas circenses. Bilhetes a partir dos 3 euros.

No mesmo mês, dia 22, regressa CoderDojo, numa parceria com o Centro de Estudantes de Engenharia Informática da Universidade do Minho. O desafio para crianças e jovens dos 7 aos 17 anos é aprender programação consoante o seu nível conhecimento. Participação gratuita mediante inscrição.

“Animação e fascinação” é uma sessão de cinema infantojuvenil programada pelo MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa que decorre no Theatro Circo no dia 5 de abril. Para maiores de 3 anos e bilhetes a partir de 1,50 euros.

A 3 de maio, no gnration, há “Estação de Experimentação: Hacking de consolas de vídeo”, com participação gratuita das 14 horas às 17.30 horas. O objetivo é explorar os componentes das consolas para a criação de novos dispositivos visuais e sonoros.

No último dia do mês, o Theatro Circo apresenta “Tatabitato”, uma sessão-concerto para bebés e crianças até 3 anos da autoria da associação Gira Sol Azul; e “Nuvens”, um espetáculo concebido por Joana Araújo, Maria Mónica e Ricardo Baptista, onde se explora os mistérios do que cada um vê – repete-se a 4 e 5 de junho para escolas, com participação gratuita mediante inscrição.

Em julho, o Circuito Summer School está de volta entre os dias 7 e 11 para uma semana de criatividade e experimentação dirigida a jovens a partir dos 12 anos, com workshops em áreas como a fotografia, criação de instrumentos musicais ou poesia.

Nesta temporada conta ainda com a ODE – Orquestra de Dispositivos Eletrónicos de 2025, desta vez com direção artística da harpista e compositora Angélica Salvi. É para músicos e não-músicos de Braga que queiram participar nas sessões de criação que se realizam de março a junho – as inscrições estão abertas!

Há ainda visitas orientadas e gratuitas às exposições do gnration nos dias 15 de fevereiro, 8 de março, 3 de maio e 7 de junho.

Toda a programação e horários estão disponíveis para consulta na agenda do Circuito.

Texto: Sandra Alves
Fotos: DR/Lais Pereira