E o Carnaval na Idade Média como era, sabes?

E o Carnaval na Idade Média como era, sabes?

Sabias que o Carnaval é uma celebração religiosa que já se celebrava na Idade Média? E se pudesses espreitar um pouco desses tempos, com máscaras à imagem das que se faziam então?

Ainda estás a tempo de te juntar às Oficinas de Carnaval do Castelo de São Jorge, em Lisboa, onde se vão criar máscaras inspiradas nos disfarces da Idade Média! Ainda há vagas nos dias 19 e 21 de fevereiro, às 15 horas.

Aqui, podes ir vestido a rigor e aprender mais sobre a história do Carnaval e colocar a criatividade em prática com o Serviço Educativo do Castelo de São Jorge.

A iniciativa chama-se “O Mundo ao contrário – O Carnaval na Idade Média” porque, segundo informações do Castelo, na Idade Média estas festas surgiram com o objetivo de purificar a sociedade dos espíritos maléficos, para que se estes fossem reconciliados. Para o Carnaval o desregramento era a regra, especialmente nos dias gordos, quando não havia contenção. Não havia limites, nem hierarquia natural ou social.

O Mundo virava-se do avesso e o pobre vestia-se de rico, o rico de pobre, o laico de leigo, o leigo de laico, o homem virava mulher e a mulher virava homem. Um tempo tumultuoso, de riso desmensurado, todo ao contrário.

Os dias de Carnaval, o mundo invertido era o jogo necessário e imprescindível para que a humanidade se reintegrasse nas regras da sociedade e aceitasse as normas e sacrifícios que a religião, a vida e o trabalho impunham…

A iniciativa é para maiores de quatro anos e as marcações são pelo número 218 800 620.