O sorriso é imagem de marca da profissional da SIC e vem desde a infância e dos dias na Praia do Guincho que, atualmente, ainda continua a ser a sua praia. Como quando Inês Folque tinha os três anos registados na fotografia que tirou do baú para vos mostrar. “Sempre fui uma criança extrovertida, muito comunicativa, viva e alegre. Lembro-me com grande ternura de dias como este. O meu verão era passado essencialmente em Cascais, e ir à praia era dos meus programas preferidos”, recorda a apresentadora e atriz.
O pai e a mãe costumam chamar-lhe “furacão Inês”: “Dizem que, desde pequena, quando eu entrava numa sala não deixava ninguém indiferente, com a minha intensidade, energia transbordante e, claro, porque já desde essa altura não me calava. Esta fotografia espelha bem esse meu lado reguila. Ir à praia era, além de um programa que me deixava muito feliz, uma oportunidade para expandir a minha imaginação e gastar todas as energias acumuladas.”
Ainda no álbum de memórias, Inês tem “uma história muito engraçada” que a mãe costuma avivar. “Uma vez foi chamada à escola porque eu tinha cortado o cabelo às outras miúdas da minha sala. Aconteceu exatamente nesta idade e desconfio que a cara que fiz quando fui confrontada com a minha obra de arte não estava longe da que tenho nesta fotografia. Nesta altura, ainda era a pequenina lá de casa, mas não por muito tempo, já que um ano depois perdi o protagonismo para a minha irmã mais nova, que rapidamente se tornou na minha boneca preferida”, partilha, como que voltando a ser criança.
Inês Folque conduz atualmente o programa “Questão de Tempo”, da sua autoria, aos domingos na SIC Caras, em que revela o lado mais desconhecido de outros famosos.