Para Luana Maia, de 12 anos, a vontade de ser modelo não diminuiu a satisfação em ser repórter por um dia: “Gostei muito da experiência. O mais desafiante foi gravar a notícia e o mais interessante foi escrever o texto”, afirmou a aluna do 7ºB da Escola Básica e Secundária do Cerco, no Porto, que participou, juntamente com os outros 20 estudantes da sua turma, na sessão Media Lab JN da manhã da passada terça-feira (15).
Coordenada pelas monitoras Mariana Amorim, Beatriz Palmieri e Eliza Santos, a sessão teve início na sala de aula, onde foram tiradas as dúvidas sobre a atividade de Literacia Mediática. De seguida, os alunos foram divididos em grupos que, alternadamente, gravaram as suas notícias no estúdio de fotografia da escola. Cada um dos estudantes vivenciou a experiência completa, trabalhando como repórter, operador de câmara e operador de teleponto.
O aluno Rafael Guedes, de 13 anos, foi um dos mais entusiasmados da turma no momento da gravação. Confessou desejar ser futebolista no futuro, mas não escondeu a alegria em participar na atividade. “Achei mesmo muito fixe falar ao microfone”, comentou.
O professor Joaquim Silva, de 63 anos, que está a acompanhar os estudantes nas atividades de Literacia Mediática, demonstrou a sua aprovação: “A turma estava aplicada. Foi desenvolvida uma boa metodologia e eles responderam muito bem. Há aqui uma série de conhecimentos que são importantes e que eles vão aplicar ao longo da vida”, disse.
O Media Lab JN – Jornal de Notícias – já tem uma década de experiência com literacia mediática. O objetivo do projeto de educação não-formal é levar conhecimento digital e comunicacional a milhares de estudantes portugueses, em prol de uma participação cívica informada e ativa. Saiba como participar no site do projeto.
Notícia Escrita por Eliza Santos (Media Lab JN)