Numa altura em que podemos finalmente sair um pouco de casa, mas mantendo ainda certos cuidados, os eventos drive-in podem ser uma boa solução. O conceito foi criado nos anos 1930, nos Estados Unidos da América, e é mais popular por lá, mas em altura de pandemia tem surgido um pouco por todo o lado. Cinema, concertos, teatro ou magia, é possível assistir a tudo isto no conforto do nosso carro, num espaço aberto, normalmente um parque de estacionamento. Para ouvir o que se passa no “palco”, basta sintonizar o rádio do carro na frequência certa; depois é só refastelares-te e desfrutares do espetáculo.
Neste formato de drive-in, ainda é possível apanhar este domingo, dia 7, às 21.30 horas, a última das sessões de cinema organizadas pela Comic Con Portugal, no Jardim Municipal de Oeiras, com o filme “After”, de 2019, que relata uma história de amor atribulada entre dois jovens. A entrada é gratuita mas está sujeita a inscrição, que pode ser feita no site drive-in.comic-con-portugal.com.
Até ao fim do mês, também em drive-in, pelas 22 horas, o mágico Luís de Matos (na foto) apresenta um espetáculo no Estúdio 33, em Ansião, Leiria. Este é também o estúdio do ilusionista, onde ele habitualmente cria e treina os seus truques, e é uma boa alternativa se estiveres farto de olhar para ecrãs. Podes consultar todas as sessões e comprar os bilhetes, que custam 50 euros, no site da Ticketline.
Finalmente, para aqueles que preferem manter-se por casa, o Teatro Nacional D. Maria II, que tem espaço físico em Lisboa, continua com a programação online. Todos os fins de semana, até junho acabar, são feitos a pensar nos mais novos. Na Salinha Online podes assistir a leituras de histórias infantis a partir das 11 horas. Hoje, dia 7, há “Presos”, de Oliver Jeffers, com leitura de Mónica Garnel, e no sábado 13 “O Gato Comilão”, de Paracrúa Gomez, adaptação de um conto popular dinamarquês, lido por Victor Yovani.
Também podes descobrir “O que é que a ópera tem?”, nas plataformas digitais do Teatro Nacional São Carlos, outra sala de espetáculos da capital e o único teatro de ópera do país. Os protagonistas são três amigos que, com a ajuda da boneca Carlota, vão aprender tudo sobre o universo fascinante da ópera e a sua história, os instrumentos utilizados numa orquestra ou os tipos de vozes que se encontram num coro. Todas as segundas-feiras, pelas 12 horas, até ao final de julho, há um novo episódio.
Texto: Joana Ribeiro