Há mais Filminhos à solta – e também os podes ver em casa

Há mais Filminhos à solta – e também os podes ver em casa

Estão de volta os Filminhos infantis à solta, cortesia da Zero em Comportamento – uma associação que se dedica, precisamente, e há mais de duas décadas, à estreia regular de títulos inéditos nas salas de cinema portuguesas, à reposição de filmes e à disponibilização de uma programação infantil, “à solta pelo país”.

Em fevereiro, há então mais filminhos, ou oito curtas-metragens lúdicas e pedagógicas, com uma duração total de 56 minutos, para crianças dos 4 aos 10 anos.

A sessão começa com uma aventura repleta de imaginação, que apresenta o olhar de um grupo de crianças sobre o lugar onde vivem. Chama-se “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”, e vem do Brasil.

Logo depois, uma animação acerca da hora certa para sair de casa dos pais – “Saindo da casa” – e outra – “Luzinha” – sobre uma pequena lâmpada que decide rivalizar com o Sol. De seguida, na floresta, um casal de viajantes parece perder tudo o que acontece à sua volta, em “Vida animal”.

Pelo meio, há lugar a uma história sobre um cachorro que faz amizade com a sua cauda – “O cachorro e a cauda” – e outra sobre um touro revoltado que persegue o toureiro – “Corrida”.

A nova série não termina sem passar em casa da Miriam – “As aventuras de Miriam” – e conhecer a sua nova batedeira elétrica que irá preparar deliciosos smoothies; e finaliza com a hilariante e frenética perseguição entre um cozinheiro e dois polvos que não querem fazer parte do jantar – “Um polvo em apuros”.

Os filminhos vão estar na Biblioteca Orlando Ribeiro – Telheiras, Lisboa, a 15 fevereiro pelas 11 horas e, no mesmo dia, mas às 15 horas, na Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho.

Chegam à Biblioteca de Marvila a 16 de fevereiro, à Biblioteca do Goethe-Institut – Arroios, a 22 fevereiro, e ao renovado Cine-Teatro Turim, em Benfica, dia 23 de fevereiro.

No Cine-Teatro Paraíso – Tomar, estão a 15 de fevereiro, com entrada livre (as restantes sessões começam nos 3€).

Podes também ver estes “filminhos” em casa, se os teus pais tiverem ou subscreverem o videoclube da Zero em Comportamento.

Texto: Patrícia Naves