Foi um trabalho conjunto e colaborativo: em Lisboa, no coração da freguesia de Benfica, nasceu um novo mural, feito por alunos para celebrar a natureza e alertar quem o vê para as importantes questões relacionadas com a biodiversidade.
Tudo aconteceu no âmbito do projeto “Muros com Vida”, nascendo um mural que pretende ser mais do que arte urbana, mas também um espaço de educação, contemplação e partilha.
Ele “convida-nos a reconhecer a rua como um palco de transformação, onde cada centímetro pintado é um gesto de amor pela Terra”, segundo explica a Junta de Freguesia local.
A obra nasceu do esforço da Escola Básica Pedro de Santarém (através dos alunos da turma 6º.6ª 2023/2024), juntamente com os artistas Pariz One e Edis One coletivo 1×1 Crew e ainda o apoio da freguesia.
Neste mural emerge a beleza da natureza através de um Esquilo, um Mocho e uma Borboleta, aqui símbolos de harmonia e resiliência que podemos encontrar no Parque Florestal de Monsanto, conhecido como o pulmão da cidade.
O objetivo foi o de sensibilizar e mobilizar a comunidade na prevenção e reversão da degradação dos ecossistemas, com reflexos nas mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade.
Texto: Patrícia Naves