É um dos livros mais falados e premiados dos últimos meses, e vai ser publicado pela Porto Editora. “Criaturas impossíveis”, de Katherine Rundell, é uma obra mágica que transporta os jovens leitores para o Arquipélago, um lugar povoado de seres fantásticos em risco de desaparecer.
A obra já foi comparada a clássicos como “O senhor dos anéis” ou “Crónicas de Nárnia” e é perfeito para crianças: é aconselhado a partir dos 9 anos, mas traz um sopro de inspiração, tanto para leitores miúdos como para os mais crescidos e até adultos, os que não perderam a imaginação.
No primeiro volume desta série – trilogia, Katherine Rundell leva-nos a um lugar secreto, cuidadosamente escondido de forma a mantê-lo a salvo dos seres humanos. É um sítio selvagem e magnífico, uma terra onde todas as criaturas mitológicas continuam a viver e a prosperar. O último lugar mágico que persiste.
É conhecido como o Arquipélago: um conjunto de 34 ilhas, algumas delas tão grandes como a Dinamarca, outras tão pequenas como a praça de uma vila. Nestas ilhas existem dragões, esfinges, sereias, centauros e muitas outras criaturas mágicas do céu, da terra e do mar, todas esquecidas pelos adultos e há muito afastadas das histórias infantis. Até agora.
No dia em que Christopher resgata de um lago escondido um grifo bebé que se afogava, a sua vida muda para sempre. A aventura que o espera levá-lo-á a este Arquipélago, para uma aventura que também lhe dá a conhecer Mal, uma rapariga em fuga, com quem transformará o destino do mundo.
Acompanhando as suas aventuras, aprendemos que algumas frases têm o poder de mudar tudo. E que as palavras mais capazes, tanto de criar o caos como de gerar as maiores maravilhas, são “Preciso da tua ajuda”.
Texto: Patrícia Naves