Livros: Vencer a barreira da indiferença

Livros: Vencer a barreira da indiferença

Chegaram de longe. De sítios tão remotos, como El Salvador, Senegal ou Bolívia, que mal conseguimos até localizá-los no mapa terrestre.

Laia de Ahumada e Cinta Fosch trazem-nos neste livro seis exemplos de vidas marcadas pelo esforço extremo da sobrevivência. Pessoas de diferentes idades ou credos, que, para escaparem à miséria, à perseguição ou à falta de liberdade, ousaram fugir do espaço em que nasceram e cresceram, arriscando o desconhecido.

As autoras desafiam-nos a lançar um novo olhar, mais amplo, sobre comunidades de imigrantes que sofrem diariamente a discriminação ou humilhações várias nos países que escolheram para viver, a muitos milhares de quilómetros da pátria. De forma emotiva, todos recordam os dramas que estiveram na origem da fuga ao seu habitat natural, mas exibem também as marcas provocadas pela desconfiança e receio com que são tantas vezes vistos nos novos países que elegeram como seus.

 

O avô Rui
Mariana Jones
D. Quixote
10,90 euros

Rui Nabeiro, “o senhor do café”, é o protagonista deste livro, em que Mariana Jones (texto) e Joana Gancho (ilustração) passam em revista uma vida tão longa quanto preenchida. Além de recordarem os episódios que mais o marcaram, as autoras colocam em evidência a especial ligação que tinha com as crianças.

 

Quem me dera ser assim
Rosário Alçada Araújo
Edições ASA
12,90 euros

As muitas histórias que o reino dos animais tem para contar inspiraram Rosário Alçada Araújo para a escrita do seu novo livro. Nestas páginas encontramos personagens como a pata Ofélia, o caracol Corridas ou a lebre Serafina que, à semelhança dos humanos, também enfrentam os seus problemas muito particulares.

 

A canção do pássaro Toc
Fran Pintadera
Akiara Books
16,50 euros

Encerrado numa exígua gaiola de metal, o pássaro Toc sonha ser livre e poder chegar a toda a parte. Em vez de ceder à tristeza por não conseguir escapar, Toc dedica-se ao canto, a fazer chegar o seu canto a outros seres e lugares. Descobre então que o poder da palavra e da música são capazes de operar autênticos milagres.

Texto: Sérgio Almeida

Foto: Omar Flores/Unsplash