Publicidade Continue a leitura a seguir

Luz, som e imagens gigantes numa exposição sobre Da Vinci

Publicidade Continue a leitura a seguir

Há uma exposição diferente e grátis à tua espera na Praça Central do centro comercial Colombo, em Lisboa. Até 7 de agosto, podes mergulhar na arte incomparável deste génio italiano da Renascença, cujas obras são mundialmente conhecidas, estudadas e apreciadas.

“Leonardo da Vinci — Experiência de Arte Imersiva” é o tema da 12.ª edição da iniciativa “A Arte Chegou ao Colombo”. Desta vez, a escolha foi para o pintor, poeta, arquiteto e cientista italiano Da Vinci, por ocasião do seu 570º aniversário de nascimento.

Esta exposição está dividida em seis partes/capítulos, com recurso a projeção e video mapping – em imagens gigantes e luminosas, acompanhadas de música, as projeções acontecem de 15 em 15 minutos, incluindo algumas das suas pinturas mais famosas, intercaladas com imagens de outros trabalhos deste génio multifacetado, esboços e anotações sobre estudos de ciência (O Homem Vitruviano, por exemplo), engenharia ou arquitetura, entre outras áreas.

Vamos a pormenores: na primeira parte, podemos compreender o icónico “Homem Vitruviano”. Depois, há um capítulo dedicado à pintura, com retratos femininos icónicos como a Dama com Arminho. Seguem-se os seus estudos inovadores de máquinas militares como “A catapulta” ou “A Arma de Cano Múltiplo”, e estudos hidráulicos, com esboços e notas sobre sistemas de circulação da água, culminando em “A Virgem das Rochas”. A experiência continua para a arquitetura, com estudos geométricos e de igrejas. Finalmente, termina-se em grande com obras-primas fundamentais da pintura da Renascença : “Santa Ana”, “Mona Lisa” e “A Última Ceia”.

Com edição e produção artística do Art Media Studio, esta exposição já aconteceu em seis países. O conceito e produção executiva é da responsabilidade da State of the Art (SOTA) e o projeto de arquitetura é de Diogo Aguiar Studio.

Uma experiência imersiva de luz, som e cores que não podes perder.

Texto: Maria José Pimentel