Media Lab promove Literacia para os Média com estudantes da Escola Básica e Secundária do Cerco

Media Lab promove Literacia para os Média com estudantes da Escola Básica e Secundária do Cerco

Aluna relê a sua notícia uma ultima vez, antes das gravações © Media Lab

Na manhã da passada quarta-feira (14), os alunos do 8.ºD da Escola Básica e Secundária do Cerco, no Porto, foram jornalistas televisivos por um dia. Os estudantes participaram numa sessão Media Lab JN e gravaram notícias produzidas por eles no estúdio de fotografia da escola. 

A aluna Luciana Moreira, de 13 anos, aproveitou a experiência para testar as próprias habilidades: “O que mais gostei foi de gravar a notícia como uma repórter de vídeo. Já pensava em ser jornalista e agora a vontade aumentou”, afirmou. Já a colega de turma Nádia Cardoso, de 17 anos, destacou os desafios da atividade: “Parece fácil, mas não é. Precisamos de estar muito concentrados. Não quero ser jornalista, mas gostei muito da experiência”, disse.

Os estudantes gravaram as suas notícias no estúdio de fotografia da escola © Media Lab

Para além destas estudantes, mais 11 alunos da turma participaram na atividade, coordenada pelas monitoras do Media Lab JN Mariana Amorim, Beatriz Palmieri e Eliza Santos. Ainda na sala de aula, com a presença dos professores Rui Neto, Paula Cunha e Paula Cruz, a formadora Mariana Amorim reforçou as principais regras para a gravação de notícias televisivas. Convidados a participar na apresentação das dicas, os estudantes destacaram a importância da postura do repórter, a necessidade de escrever a notícia de forma simples e de realizar uma leitura clara.

Formadora Mariana Amorim relembra algumas regras de jornalismo para vídeo © Media Lab

Depois destes esclarecimentos, a turma foi dividida em grupos, que, alternadamente, gravaram as suas notícias no estúdio de fotografia. Cada um dos alunos vivenciou a experiência completa, trabalhando como repórter, operador de câmara e operador de teleponto. 

A professora – e coordenadora da oficina de Literacia para os Média no Cerco – Paula Cruz, de 45 anos, acompanhou o trabalho dos alunos e ressaltou a relevância da atividade: “A Literacia para os Média é muito importante para ajudar a entender o mundo. Depois de ter passado pela experiência, o aluno vai pensar duas vezes ao ver uma notícia. Em tempos de pandemia, com tanta desinformação, a importância da iniciativa só aumenta”, reforçou a docente.

Com uma década de existência, o Media Lab é um projeto educativo que promove a literacia mediática. O objetivo é levar conhecimento comunicacional para milhares de estudantes portugueses e, dessa forma, ajudar a formar cidadãos ativos.

O Media Lab – Jornal de Notícias – é um projeto de educação não-formal cuja missão visa a promoção da literacia mediática e da informação, através de atividades lúdico-pedagógicas para todos os públicos, em prol de uma participação cívica informada e ativa. Saiba como participar no site do projeto.

 

Media Lab JN