A Aguda é uma localidade no litoral de Vila Nova de Gaia, a sul do Porto, conhecida principalmente pela praia. Uma praia que tem um grande areal e onde ainda podes encontrar bastantes pescadores, com os seus pequenos barcos e redes a partilharem o espaço com os banhistas e também com alguns praticantes de surf.
Foi neste local que um cidadão alemão chamado Mike Weber decidiu criar a Estação Litoral da Aguda. A ideia começou a ganhar forma ainda nos anos 1980 e as portas abriram no dia 1 de julho de 1999. Ou seja, há 20 anos.
É na Estação Litoral da Aguda (a maior parte das pessoas trata-a pelas iniciais, ELA) que podes entrar num mundo, ligado ao mar, bem mais diversificado do que se imaginaria. A estação está dividida em três áreas. No Museu das Pescas, podes ficar a saber como os instrumentos usados na apanha de peixe têm evoluído ao longo dos séculos. Na zona dos Aquários (na foto) vais descobrir muitas das plantas e animais que habitam na água nesta zona da costa portuguesa. Plantas e animais que, se calhar, nem imaginarias existirem tão perto do Porto, mas também fauna e flora com que já te terás cruzado várias vezes mas das quais não sabes pormenores. A outra área é o Departamento de Educação e Investigação, onde especialistas tentam conhecer melhor não só a biologia e ecologia do mar, mas também a pesca artesanal e a aquacultura.
No dia de aniversário da ELA será lançado o livro “Novo Guia da Estação Litoral da Aguda”, escrito pela pessoa que mais bem conhece a instituição, Mike Weber, que também é professor no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, no Porto. O livro promete explicar tudo o que se vê e se faz na estação, sendo ilustrado por mais de 600 imagens.
Podes visitar a ELA todos os dias, com a família, amigos ou, na época de aulas, em visitas escolares. Graças ao aniversário, a entrada é livre hoje, domingo 30, e amanhã.