O Festival de Animação de Lisboa saiu do mundo virtual diretamente para as salas de cinema. Na sequência do surto de covid-19, o Monstra apresentou parte do seu programa online, nomeadamente as competições de curtas-metragens e um conjunto de masterclasses e talks. “No entanto, um espetáculo deve manter a sua relação com o público e, por isso, decidimos programar de 29 de setembro a 10 de outubro o “Monstra ao Vivo”, esclarece Fernando Galrito, diretor artístico do evento.
Os principais focos desta exibição direcionam-se para a mostra do melhor da vertente de animação, com competições e retrospetivas, e para a aposta na componente educativa, entre atividades didáticas e workshops. “Através de sessões de cinema e ações de formação, o festival tornou-se também um grande embaixador do cinema de animação português, tendo apresentado filmes e realizado formações em cerca de 200 cidades dos cinco continentes”, sustenta o diretor artístico.
O programa do Monstra ao Vivo conta com a estreia mundial de quatro curtas-metragens no Cinema São Jorge, no dia de abertura, terça-feira 29. O destaque vai para as duas produções portuguesas: “Setembro”, de Ricardo Mata, e “The Monkey”, de Lonrenzo Degl’innocenti e Xosé Zapata. A 1 de outubro são as longas em competição que chegam à sala escura, das quais se evidenciam “A famosa invasão da Sicília pelos ursos”, do italiano Lorenzo Mattoti, e “A viagem do príncipe”, de Jean-François Laguionie e Xavier Picard.
Alguns filmes de caráter histórico, como “Romance da raposa”, de Ladislas Starevich e Irene Starevich, ou “Krysar – O flautista de Hamelin”, do checo Jirí Barta, estarão na Cinemateca Portuguesa em sessões para toda a família. Serão ainda projetadas retrospetivas com curtas de Holanda, França, Estónia e República Checa, entre outros países, na secção Monstra e Mundo.
Após 20 anos de existência, o festival mantém os objetivos iniciais e recorda a arte enquanto uma das formas mais robustas de tornar o Globo num espaço equilibrado e, acima de tudo, multicultural.
Monstra ao Vivo – Festival de Animação de Lisboa
Cinemas São Jorge e City Alvalade, Cinemateca Portuguesa e Cinemateca Júnior, Auditório Camões, Cinema Fernando Lopes (Universidade Lusófona)
Terça-feira 29 a 10 de outubro
Preço: 1 a 4,50 euros €
Texto: Carla Ferreira