Pelo sexto ano consecutivo, a Poster Mostra espalha cartazes, arte e criatividade por Marvila. Até 3 de setembro, é possível visitar a exposição ao ar livre, de acesso gratuito, que dá cor, vida e arte a “uma zona tantas vezes esquecida”. Um percurso alargado e seguro que vai desde a Rua do Açúcar até à Rua Amorim, passando pelo Largo do Poço do Bispo.
Na edição deste ano, é possível contar com a participação de conhecidas figuras como Ricardo Quaresma, Márcia ou Samuel Úria. Nomes vindos de diversas áreas que trazem olhares e mensagens bastante distintas. A ideia de convidar pessoas que não são artistas plásticos cumpre o objetivo da organização de provar que “todos nascemos criativos”, afirma Bruno Pereira.
“A arte está na rua, agora é com as pessoas ir vê-la”, desafia o organizador e criador do evento. Com o formato de livre acesso, a organização procura mostrar que a cultura é para todos. Um programa divertido e seguro, para toda a família, desde filhos a avós, que podem partilhar ideias e impressões do que a arte desperta em cada um. Para o criador do projeto, a arte “abre janelas ao pensamento” e, aliando-se ao passeio e à exploração de uma zona desconhecida, é o programa perfeito para todas as idades.
O evento de arte na rua quer ainda promover e ajudar o comércio local, chamando novas pessoas para as ruas de Marvila.
Nem com a pandemia o Poster Mostra parou e, apesar de se adaptar e de excluir atividades interiores, manteve a edição do ano passado, “num momento que foi e continua a ser culturalmente tão difícil”. A sexta edição traz uma novidade e, agora, é possível a arte em forma de poster passar da rua para a casa de qualquer um, com a loja digital do projeto. As obras são de diversos artistas que participaram no evento ao longo dos seis anos e estão disponíveis a preços acessíveis, a começar nos 18 euros.
Foram as grandes paredes vazias e sem informação da industrializada Marvila e o gosto por posters que o acompanha desde os anos 1990 que levaram Bruno Pereira a criar o certame em 2015. O poster, com mais de 300 anos de existência, é um dos meios de comunicação mais transversais, já que vai desde a publicidade de sabonetes a propaganda de ideias.
Texto: Sara Sofia Gonçalves