Queres? Então a partir de agora já podes. A Google lançou o AutoDraw, um programa de desenho “inteligente”, que ajuda a transformar um rabisco numa coisa concreta, uma simples brincadeira num quadro de Picasso…
Bom, não exageremos. É giro para descobrires! O JN TAG recomenda que experimentes, mas o resto avalias por ti.
Nós explicamos, é bem fácil: Sem downloads e de forma gratuita, vais aqui e fazes um desenho, como farias noutro programa semelhante – podes desenhar com um traço, escrever, inserir círculos ou quadrados, etc. A diferença aqui é que, quando acabas o desenho, podes escolher, numa barra em cima do desenho, aquilo que o AutoDraw acha que tu estás a desenhar.
Um pouco como a escrita inteligente do telemóvel, ele pergunta-te, na tal barra superior, “Do You Mean…”, ou seja “ Será Que Queres Dizer”… e oferece-te então uma série de sugestões – às vezes bem rebuscadas-, do que ele “acha” que podes estar a tentar desenhar. Funciona com algoritmos, como os do jogo QuickDraw, para o programa reconhecer e procurar na sua base de dados aquilo que deduz que estás a tentar fazer. Por exemplo, tentas desenhar uma flor assim:
Depois de um rol de sugestões lá em cima, se escolheres uma, fica assim o desenho.
Em traços gerais é isto, mas depois há mais por onde explorar, e podes sempre recomeçar. Mas o mais engraçado é que o programa aceita submissões de desenhos. Esta palmeira que estás a ver como resultado final, por exemplo, está na base de dados porque foi o desenho de alguém com talento para a coisa. Se achas que também o tens, podes submeter o teu desenho aqui e pode vir a ser também o teu esforço a ficar na base de dados para o futuro!
O AutoDraw funciona em computadores, portáteis, tablets e smartphones.
Patrícia Naves