A Caravela Vera Cruz é uma réplica exata das embarcações mais importantes das navegações portuguesas dos séculos XV e XVI e pode ser vista até 14 de julho na Marina do Porto Atlântico de Leixões, em Matosinhos. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as técnicas de navegação usadas pelos portugueses, as rotas comerciais e de exploração e ainda a vida a bordo das caravelas.
A iniciativa é do Clube de Vela Atlântico, que conta com o apoio dos municípios da Frente Atlântica: Matosinhos, Porto e Vila Nova de Gaia, cumprindo o lema do clube “O que nos liga é o mar”.
O principal objetivo é assinalar os 500 anos da primeira viagem de circum-navegação, comandada por Fernão de Magalhães. Nesse trajeto, apenas 18 num total de 250 tripulantes sobreviveram. O navegador português foi um dos que não sobreviveu, mas ficou célebre por ter idealizado a expedição que se tornaria na primeira a dar uma volta completa ao Mundo.
A Caravela Vera Cruz foi construída no ano 2000, para a comemoração dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Em junho deste ano, essa “casa” em alto mar participou no cruzeiro inaugural do Caminho Marítimo de Santiago.
Durante uma semana, a embarcação trazida pela Aporvela, a Associação Portuguesa de Treino de Vela, entidade responsável pelas visitas, terá entrada gratuita para todos aqueles que a queiram conhecer. As visitas de grupos deverão ser agendadas antecipadamente através do mail geral@aporvela.pt
Horários:
Dias 11, 12, 13 e 14 julho: das 10 às 13 horas e das 14 às 20 horas
Dias 8, 9 e 10 julho: das 10 às 13 horas e das 14 às 22 horas
Texto: Mariana Areal