São dez anos a escrever para crianças, os que João Manuel Ribeiro está a assinalar. O resultado fala por si: 40 livros publicados e centenas de visitas a escolas de todo o país.
Andarilho das letras, como se define, salta de um livro para outro, de uma escola para outra, de projeto em projeto. “O que mais gosto é de me encontrar com os meus leitores, sobretudo em escolas. Gosto do encontro, olhos nos olhos, com quem me lê”, diz, cheio de entusiasmo.
Para festejar uma data tão redonda, há duas antologias acabadas de sair: “Poemas da bicharada” e “Poemas da bicharada e animalices”.
E nós sugerimos outros três livros de João Manuel Ribeiro para leres!:
A casa grande
Este livro é um verdadeiro manifesto de cidadania. Lá dentro encontrarás temas cheios de significados, como as diferentes línguas, culturas, cores e crenças religiosas. De uma forma estimulante e criativa, claro.
A partir das ilustrações de Ricardo Rodrigues, João Manuel Ribeiro traça nesta “Casa grande” um caminho largo para que todos possam ser cidadãos melhores e mais atuantes.
A casa grande do título, como já devem ter percebido, é afinal o nosso planeta. Um espaço comum, partilhado por pessoas tão diferentes, que, por isso mesmo, tem de ser respeitado também por todos, sob pena de deixar de ser um sítio habitável.
Pequenas histórias da mitologia
Se achas que a mitologia grega é um tema que pouco ou nada te diz, este pode muito bem ser o livro mais indicado para ti.
A partir da riquíssima herança dos clássicos, João Manuel Ribeiro reescreve episódios que fazem parte do património da civilização.
Histórias como a de Belerofonte, o bravo cavaleiro que, depois de acumular vitórias em batalhas difíceis, quis ir além das próprias forças e pagou com a vida tamanha ousadia. Ou então a história de Eco e Narciso, dois seres condenados a desentenderem-se. O primeiro não se calava por nada, enquanto o segundo colocava a sua beleza à frente de tudo.
Um livro para (re)leres as vezes que quiseres.
Palavras-chave
Sabias que as palavras têm o poder de abraçar mundos, encurtar distâncias e fazer-te viajar pelo tempo?
Ao leres “Palavras-chave”, livro de João Manuel Ribeiro sobre a aventura que são as letras, terás decerto vontade de descobrir mais sobre este fascinante mundo.
“Matreiras”, as palavras, como escreve o autor, “irrompem repentinamente e, sem pedir licença, possuem o silêncio”. Mas elas também são capazes de voar, como “pássaros de vento sem asas”, ou ser mais cortantes do que uma espada.
Aqui encontrarás também palavras sonhadoras, apressadas, preguiçosas ou enérgicas. Para começares a aventura, basta escolheres uma à tua medida.