Pela primeira vez com espaço próprio, o Plano Nacional de Leitura (PNL) vai estar na Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII, entre 29 de maio e 16 de junho.
A 94.ª edição da Feira do Livro de Lisboa conta com 350 pavilhões e podes encontrar a Casa do Plano Nacional de Leitura junto à Praça Vermelha.
Aqui, entre as 18 e as 19 horas, há leituras personalizadas em consultório, com livros para diferentes estados de alma e para ajudar em várias situações da vida. Basta aparecer, não é preciso marcação.
Uma vez por semana, há clube de leitura no auditório da Praça Vermelha:
– 30 de maio, Inês Meneses propõe uma conversa sobre a saudade a partir do seu livro “Máquina de escrever sentimentos”. Entre as 18 horas e as 19.30 horas. É possível reservar lugar online.
– 7 de junho, Gisela Casimiro dinamiza a leitura de poesia revolucionária, entre as 17.30 horas e as 19 horas. Quem quiser pode partilhar um livro sobre as temáticas da paz, da guerra e da liberdade de pensar ou um texto da sua autoria.
– 12 de junho, João Tordo dá o mote ao clube “Em Volta de Auster com Tordo” e o público é convidado a levar os seus três livros favoritos de Paul Auster. Entre as 18 horas e as 19.30 horas.
Aos sábados (1, 8 e 15 de junho) há clube de leitura para famílias. Inês Vila desafia crianças entre os 7 e os 10 anos, acompanhadas de um adulto, a descobrir o final de uma história e traz vários livros para ajudar. Entre as 11 horas e as 12.30 horas, na Praça Roxa. Até 15 famílias por sessão, é possível reservar lugar online.
A Casa do Plano Nacional de Leitura pretende ser um espaço confortável para ler, onde os visitantes têm um Guia para Sobreviver à Feira do Livro e folhetos sobre clubes de leitura e sobre a leitura em família.
Texto: Sandra Alves
Foto: Arquivo Global Imagens