Tomar um duche a meio de uma exposição? Sim, é possível se visitares “Água – uma exposição sem filtro”, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, onde podes aprender sobre a importância que a água tem nas nossas vidas.
“O gesto de abrir uma torneira e ter água potável a correr é banal em muitas partes do Planeta. No entanto, para mais de dois mil milhões de pessoas, é apenas um desejo impossível”, assinala Rosália Vargas, diretora do Pavilhão do Conhecimento. Ao longo de 30 módulos interativos, o visitante vai ser repetidamente confrontado com os seus hábitos, como por exemplo se toma banho de chuveiro ou imersão e se fecha a torneira quando lava os dentes.
Algumas das experiências que estão disponíveis mostram-nos quantos litros de água são necessários para degustar um bife de vaca, produzir uma t-shirt nova ou tornar potável a água salgada. A exposição permite ainda perceber as diferentes realidades do Globo. Um vídeo cedido pela UNICEF mostra o dia a dia de Aysha, obrigada a caminhar muitas horas por dia numa zona rural da Etiópia em busca de água. O que é proposto ao visitante é que coloque um jerricã às costas e caminhe sobre a aridez.
Num tom fascinante e convidativo, a mostra explora como a ciência e a tecnologia, o conhecimento e a imaginação são fundamentais para o futuro da água. E vais aprender mais sobre a pegada hídrica, a relevância do saneamento adequado e o papel indispensável da água nos ecossistemas e na biodiversidade.
Quanto ao duche que é possível usufruir durante a exposição, trata-se de um duche eficiente, com um redutor de caudal e a expectativa é que esta experiência mude os hábitos de quem visita a exposição.
O preço dos bilhetes varia entre os sete euros (para crianças dos três aos 11 anos) e os dez para adultos. Há também preços para família.
Água – uma exposição sem filtro
Patente até setembro de 2022
Pavilhão do Conhecimento, Lisboa
Texto: Laura Loureiro