A área espacial não se resume a ser astronauta e a Ciência Viva, o ESERO Portugal e a Agência Espacial Portuguesa (PT Space) querem mostrar-te tudo o que o estudo do espaço abrange. Temas não irão faltar!
“O Espaço à Quarta” ocorre todas as quartas-feiras da quarta semana de cada mês, às 19 horas, no canal de YouTube do Pavilhão do Conhecimento. São várias conversas online – de acesso gratuito – que pretendem “promover o gosto e a importância do Espaço”, afirma Ana Noronha. A diretora executiva da Ciência Viva explica que se trata de uma conversa curta e informal, que procura mostrar as aplicações do espaço na nossa rotina do dia a dia e “transmitir aos jovens que quem trabalha no Espaço são pessoas como nós”.
Apesar de não ser um trabalho popularmente conhecido, Ana Noronha lembra que, “em Portugal, existe uma indústria espacial com alguma dimensão e postos de trabalho”, bastante resistente a crises, incentivando os jovens a carreiras de sucesso. “Associa-se o Espaço a astronautas, mas existem muitas formações na área espacial”, desde físicos, advogados, psicólogos, médicos, entre tantos outros profissionais.
Podes já aproveitar para assistir à próxima sessão, no dia 24 de março, com Isabel Trigo, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), especialista em alterações climáticas, para perceberes qual o papel do Espaço nas previsões meteorológicas. Nas sessões seguintes, vão estar presentes Vítor Espírito Santo, a falar sobre carne cultivada e o seu papel fundamental para a permanência prolongada no Espaço, Thais Russomano, médica aeroespacial, e Bruno Carvalho, com o tema do lixo espacial e da sustentabilidade nas tecnologias espaciais.
É possível consultar as sessões anteriores no YouTube do Pavilhão do Conhecimento ou na página do ESERO Portugal. A primeira conversa ocorreu a 27 de janeiro com João Lousada, astronauta análogo, que falou sobre a experiência de viver no espaço. Ana Noronha garante que a participação tem sido positiva, tanto em número como nos comentários acerca da experiência.
O ESERO Portugal é um programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA), em parceria com a Ciência Viva, que tem como objetivo ensinar Ciência, Tecnologia e Matemática através do Espaço e incentiva os alunos dos ensinos Básico ao Secundário a sonharem seguir uma carreira científica e de engenharia.
Texto: Sara Sofia Gonçalves