Publicidade Continue a leitura a seguir

Verão / À moda antiga: as brincadeiras dos nossos avós

Publicidade Continue a leitura a seguir

Os teus avós também se sabiam divertir com os amigos. E há jogos que tu também podes fazer para umas horas bem passadas na praia ou no parque!

 

Saltar à corda
Podes saltar á corda individualmente, tentando aguentar o mais tempo possível ou não pisar. Ou podem formar-se equipas, com dois elementos de uma equipa a segurar as cordas, enquanto outro salta – e ganha quem ficar mais tempo a saltar sem pisar, tropeçar ou falhar a corda.

 

Cabra Cega
Antes de começar é melhor afastar tudo o que for perigoso ou quebrável e jogar num espaço amplo e sem carros. Um jogador é escolhido como ‘Cabra Cega’, é vendado e tem de encontrar as pessoas ao seu lado e identificá-las pelo tato. Os outros jogadores vão-lhe tocando, dizendo ‘cabra cega’ e depois fugindo.Quem for apanhado, não podes fala, para a identificação for mais difícil. Se for identificado, passa a ser a cabra cega!

 

Puxar a corda
Duas equipas com o mesmo número de crianças. Cada equipa tenta puxar a corda para o seu lado, ganhando aquela que conseguir arrastar a outra equipa, fazendo com que o primeiro jogador do grupo adversário ultrapasse uma linha no chão. É também derrotada a equipa se os seus elementos caírem ou largarem a corda.

 

Carica
Primeiro, tens de recolher um montão de caricas de sumos, refrigerantes, águas (não precisam de ser teus, pede a pais, tios, amigos). Quando já tiveres um bom monte, juntas-te com amigos, desenham pistas no chão e atiram caricas com o dedo em modo estalido, sem que saiam da pista. Podes empurrar as caricas dos outros para fora, o que quiserem – a tua não pode é sair!

 

Mata
Duas equipas, cada uma escolhe um ‘piolho’. Com uma bola de panos, e três tentativas de cada vez, cada equipa tenta acertar no ‘piolho’ da outra, só que este pode esconder-se atrás dos elementos da sua equipa…

 

Patrícia Naves