Agora, Harry Potter é uma exposição

Agora, Harry Potter é uma exposição

“Harry Potter: The Exhibition” é uma exposição que anda pelo Mundo há uma década e que se baseia no material que vês na saga de filmes “Harry Potter”. A mostra chega a Lisboa no sábado, dia 16, e poderás visitá-la até 8 de abril do ano que vem, num espaço com 1 500 metros quadrados no Pavilhão de Portugal.

Ali encontrarás trajes usados nos oito filmes de Harry Potter, estreados entre 2001 e 2011, bem como outros adereços, com destaque para a varinha e os óculos do jovem feiticeiro interpretado pelo ator inglês Daniel Radcliffe.

Dito isto, as personagens principais nesta exposição serão os muitos cenários das longas-metragens que encontrarás recriados. A Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts tomará uma parcela grande dessas recriações, mas não se ficará por aí. Por onde mais vais andar em “Harry Potter: The Exhibition”? Pela cabana do professor Hagrid, com a respetiva cadeira gigante. Pela sala comum e pelo dormitório da Casa Gryffindor. Por um jogo de Quidditch. Ou pela Floresta Proibida.

Os oito filmes com as aventuras de Harry Potter foram realizados a partir de sete livros escritos por J. K. Rowling (“Harry Potter e os Talismãs da Morte” foi dividido em duas fitas), uma autora do Reino Unido. Parte da inspiração para o imaginário da série surgiu-lhe durante os anos em que viveu no Porto, entre 1991 e 93, onde deu aulas de Inglês.

A saga Harry Potter é das mais lucrativas da história do cinema. O capítulo que valeu mais dinheiro foi o último, a Parte 2 dos “Talismãs da Morte”: para cima de 1,2 mil milhões de euros.

 

  • Harry Potter: The Exhibition
    16 novembro – 8 abril 2020
    Pavilhão de Portugal, Lisboa

 

Texto: Jorge Manuel Lopes