Os estudantes dividiram-se em três grupos. Iniciou-se com um vídeo sobre o JN, com o qual puderam aprender mais sobre os portugueses ilustres que fizeram parte da sua história, a importância do jornal portuense e todo o processo de transformação do noticioso para novas tecnologias. De seguida, tiveram uma formação sobre noções básicas de jornalismo e o papel da comunicação social. Nesta visita, todos visitaram a redação do JN e dois grupos foram na TSF, onde puderam ver, ao vivo, como trabalham os jornalistas.
Além disso, estes jovens foram jornalistas por um dia, aceitaram o desafio do projeto de Educação para os Média, onde construíram dois noticiários radiofónicos e um noticiário para vídeo.
Para a professora da disciplina de português, Cristina Barroso, a participação dos alunos foi agradável e bastante prática. “Gostaram de interagir com toda esta dinâmica”, revelou.
A professora acrescentou que “o tempo acaba por ser uma correria muito intensa”, sublinhou que o projeto está melhor e mais virado para “área digital e mundo digital, acha que faz sentido.”