“A tartaruga e o menino do mar” e “Bojador” são duas peças de teatro destinadas a um público mais jovem e estreiam-se esta semana em Lisboa e Almada.
Numa ilha distante, nasceu um menino na terra que passou a pertencer ao mar. A sua vida foi entregue à Grande Tartaruga, guardiã das águas, em troca da prosperidade eterna dos homens. Da autoria de Ana Sofia Paiva e Margarida Botelho, “A tartaruga e o menino do mar” narra sete anos de peripécias. O Centro Cultural de Belém, em Lisboa, será o palco deste conto, que inclui ilustração feita ao vivo.
A tartaruga e o menino do mar
Centro Cultural de Belém, Lisboa
20 a 31 de outubro
Ter-Sex 10.30 horas, Sáb 11 horas
Preço: 2 a 6 euros
Da capital, seguimos para a margem sul do Tejo. “Bojador” é baseada na obra homónima de Sophia de Mello Breyner Andresen e em alguns elementos biográficos da escritora. Em diálogo com a sua vida, dramatizam-se várias aventuras marítimas dos navegadores portugueses, no Teatro Municipal Joaquim Benedite, encenadas por Ana Perfeito e levadas ao palco pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. Passar o Cabo Bojador remetia à ascensão. Ao sonho da chegada a terras que prometiam riqueza, apesar dos mitos que alertavam para os monstros marinhos que ameaçavam marinheiros com a descida ao abismo dos mares.
Bojador
Teatro Municipal Joaquim Benite, Almada
Sábado 24 e domingo 25 de outubro
Sáb, 16 horas, Dom 11 horas
Preço: 10 euros
Texto: Carla Ferreira