Está a chegar a 7.ª edição do festival que abre gratuitamente os portões dos jardins de Lisboa – mesmo os menos conhecidos.
O Festival Jardins Abertos realiza-se desde 2017. Trata-se de um evento gratuito, com muitas visitas a jardins únicos da capital e várias atividades de jardinagem, sustentabilidade e consciencialização ambiental.
Para teres uma ideia, este projeto, que começou timidamente como um percurso guiado e 80 participantes, lançou raízes e cresceu, contando mais de 200 mil participações no último ano.
Por causa da pandemia, já se sabe, a próxima edição irá acontecer num formato misto entre presencial e virtual. A programação completa será divulgada no início de maio mas já são conhecidas as datas: nos fins de semana de 22/23 e 29/30 de maio.
Além das habituais visitas livres a jardins públicos e privados, visitas e percursos guiados, exposições, conversas e oficinas para toda a família, a próxima edição conta ainda com dois jardins secretos que vão ser abertos pela primeira vez no contexto do festival. Misteriosas e envoltas em secretismo, as visitas a estes jardins funcionarão com inscrição prévia e as suas localizações serão relevadas apenas horas antes da visita.
Podes já falar com os teus pais e marcar na agenda estas datas, ir explorando o site e por lá encontrarás em breve toda a programação e como marcar as visitas – como as dos jardins secretos!
Foto: Jardim Botânico Tropical
Reinaldo Rodrigues/Global Imagens