Combater a desinformação é uma missão genuína do jornalismo. Foi a partir deste lema que o Media Lab DN e JN orientou mais de 60 alunos no dia 26 de fevereiro, numa sessão virtual realizada com o apoio do Espaço Europa. Com a temática “Falando da Europa”, a sessão, via zoom, contou com atividades de vídeo, rádio, redes sociais, e, ainda com uma palestra e várias entrevistas a Daniel Rosário, jornalista e chefe de imprensa/comunicação da Comissão Europeia em Portugal.
Divididos por editorias e meios de comunicação, os alunos da Escola Secundária D. Pedro V (Lisboa), Colégio Santo André (Mafra) e Escola Básica e Secundária do Cerco (Porto) reescreveram e gravaram notícias acerca da Europa e elaboraram entrevistas a Daniel Rosário em torno da sua trajetória profissional e dos mecanismos de combate à desinformação e às fake news. Juntamente com os alunos, o jornalista evidenciou as consequências individuais e coletivas da disseminação de notícias falsas bem como partilhou diretrizes para identificar fake news e combatê-las. Segundo o orador “É muitas vezes difícil (atingir) este equilíbrio entre o que é a liberdade de expressão, o que são opiniões e o que é deturpação de factos… e muitas vezes identificar esta roupagem de opinião que lhes é dada, para propagar ideias que são nocivas para as nossas sociedades e também para nós, individualmente, como cidadãos.”
As notícias gravadas serão posteriormente editadas em formato jornalístico televisivo, radiofónico e digital, e disponibilizadas para os alunos. O workshop, além de proporcionar uma atividade diferente de aprendizagem durante o ano letivo confinado, incentiva os participantes a estarem bem informados e a reconhecerem o jornalismo como um dos pilares da democracia.
Para a professora da Escola Secundária D. Pedro V, Deolinda Rodrigues, a atividade do Media Lab proporciona “um momento de reflexão e aprendizagem para os alunos estarem atentos à comunicação social e às inverdades que correm mais rápido que as verdades”. No final da sessão, a professora destacou a relevância deste tipo de iniciativas: “É muito importante estes momentos de partilha entre as várias instituições e as escolas, só assim é que podemos crescer.”
Celebrando 10 anos de literacia mediática, o projeto Media Lab visa consciencializar crianças e jovens para a importância de acompanhar e interpretar notícias. Com 13 workshops diferentes, o projeto leva atividades a escolas das regiões do Porto e de Lisboa, além de proporcionar visitas às redações do Diário de Notícias e Jornal de Notícias. Em tempos de confinamento, as sessões acontecem exclusivamente à distância, via Zoom, com escolas de todo o país.
O Media Lab é um projeto educativo que promove a literacia mediática, para uma participação cívica ativa. Saiba como participar no site do projeto.