O sol é o sol quer estejamos no verão ou no inverno. Pensar que estar exposto, nesta altura, não faz mal é um engano. É preciso ter cuidados, principalmente nas horas de maior calor. Mas também é importante para te manteres saudável.
O sol no inverno não vai de férias. No inverno, entre pingos de chuva, vento e por vezes até neve, o sol também raia. E o sol de inverno faz tão mal quanto o sol que saboreias durante o verão. Por isso, nesta época mais fria, há que ter exatamente os mesmos cuidados de prevenção que tens no verão: colocar o boné ou o chapéu, aplicar protetor solar, usar óculos de sol e não estar muito tempo exposto nas horas mais quentes do dia, ou seja, entre as 11 e as 16 horas.
O TAG falou com o pediatra Paulo Coutinho e o reumatologista José Pereira da Silva sobre os riscos para a tua saúde da exposição excessiva no inverno. “A exposição da pele à ação dos raios UVA e UVB da luz solar pode conduzir a queimaduras solares, ao envelhecimento da pele e, pior, aos cancros da pele”, começa por explicar o pediatra.
Atenção ao sol!
Cuidados a levares contigo para a rua
De acordo com o especialista, é preciso minimizar “os efeitos negativos na saúde”. Isso quer dizer que deves evitar os raios do astro-rei entre as 11 e as 16 horas, quando o sol se apresenta mais quente e pode ser mais perigoso.
Além disso, é importante usares chapéus de aba larga, óculos com filtros UV (que bloqueiam os raios ultravioleta) e protetores solares adequados.
Consequências para a pele
O sol em excesso causa queimaduras, rugas, manchas e tumores malignos na pele que, segundo Paulo Coutinho, têm “aumentado de forma alarmante”.
Alguns tipos de cancro (carcinomas) devem-se ao efeito da exposição crónica acumulada ao longo dos anos ; enquanto outros (melanomas) podem ser consequência da exposição episódica intensa (os chamados escaldões) sobretudo durante a infância e a adolescência, especifica o médico.
Claro que também tem benefícios
É importante apanhar sol. É bom e traz benefícios para a tua saúde, se for feito de forma regrada.
“Sabemos que a exposição ao sol melhora o humor e uma curta exposição, não intencional, no dia a dia, parece permitir a formação da vitamina D de que precisamos”, lembra o pediatra.
Não te deixes enganar
Quando o sol dá o ar da sua graça no inverno, podes ter a sensação de que estás quentinho e com calor se estiveres na rua, mas não te sintas tentado a tirar o casaco ou outras camadas de roupa. Caso contrário, vais ficar exposto ao frio e à humidade.
O alerta é do reumatologista Pereira da Silva, que diz ainda que isso poderá “gerar constipações”. “Expor-se ao frio é um risco, por causa do choque térmico que nos torna mais frágeis e predispostos a inflamações.”