A UNICEF partilhou esta semana um vídeo que pretende, simplesmente, pôr crianças e adolescentes de todo o mundo, como tu, a pensar sobre a internet e as redes sociais.
O conceito por detrás da iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância é muito simples: a entidade chamou dezenas de crianças para aquilo que dizia ser um simples estudo, ou inocentes entrevistas. Só que o entrevistador começa rapidamente a fazer-lhes perguntas inesperadas e pessoais.
Coisas do género: por que não andas feliz nos últimos dias? É verdade que adoras o Harry Potter? Continuas a jogar basquetebol? Andas a chegar tarde a casa? Tocas violino? Queres ser atriz? Estudas inglês? Achas o filme “História Interminável” muito mau?
Os entrevistados e entrevistadas ficam visivelmente incomodados e não entendem como quem faz as perguntas sabe tanto sobre eles, mas é-lhes prontamente explicado: tudo o que foi ali referido, sem exceção, todas as informações disponíveis, foram obtidas a partir dos perfis públicos das crianças no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube, Snapchat, WhatsApp.
“Pensa antes de postar e protege a tua privacidade nas redes sociais” é o mote da campanha da UNICEF, e para tirares dúvidas podes espreitar o vídeo.
Patrícia Naves