Verão / E que tal fazeres um gelado instantâneo?

Verão / E que tal fazeres um gelado instantâneo?

Esta receita é simultaneamente uma experiência que te ensina alguns princípios de ciência. Vais fazer um brilharete junto dos teus amigos. Queres aprender?

 

Preparação

Coloca as natas, o açúcar e o cacau (ou outro ingrediente à escolha) dentro de um saco de congelação resistente. Sela o saco hermeticamente, garantindo que deixas sair o ar, para não haver risco de rebentar. Coloca o saco bem fechado dentro de outro, maior e em que tenhas entretanto colocado 12 cubos de gelo. Tens de te assegurar que o saco com o preparado para o gelado fica no centro, rodeado de gelado por todos os lados. Junta três colheres de sal ao gelo, fecha o saco e agita-o vigorosamente durante cerca de 5 minutos. Quando tiveres terminado, retira o saco com o gelado: vais ver que está pronto!

O que se passa dentro do saco de gelo?

Quando juntamos sal ao gelo, este derrete e absorve o calor da mistura de leite, fazendo com que o preparado congele mais rapidamente. Além disso, ao agitar o saco criaste pequenas bolhas de ar, que ficam retidas na mistura de leite, o que contribui para a consistência suave do gelado.

 

Ingredientes

– 100 ml de natas

– 2 colheres de chá de açúcar refinado

– 10 g de cacau ou outro ingrediente a gosto (baunilha, canela, amêndoa picada… a imaginação não tem limites)

Fotos: Ciência Viva da Floresta